POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509 |
Resumo: | O artigo busca delinear as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação dos indivíduos das escolas do campo. Para tanto, faz uma análise dos fundamentos pedagógicos do MST, demonstrando que a educação do campo e, em seu âmbito, a educação do MST, sofrem resquícios das pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender”. Por fim, intenta-se defender a pedagogia histórico-crítica na educação do campo e do MST, como forma de se possibilitar em cada indivíduo singular, direta e intencionalmente, a formação plena de conteúdos os quais são produzidos pelo conjunto da humanidade. |
id |
UFBA-10_f7e155896a88db51713817cf430c8630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9509 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST?Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo.O artigo busca delinear as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação dos indivíduos das escolas do campo. Para tanto, faz uma análise dos fundamentos pedagógicos do MST, demonstrando que a educação do campo e, em seu âmbito, a educação do MST, sofrem resquícios das pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender”. Por fim, intenta-se defender a pedagogia histórico-crítica na educação do campo e do MST, como forma de se possibilitar em cada indivíduo singular, direta e intencionalmente, a formação plena de conteúdos os quais são produzidos pelo conjunto da humanidade.Universidade Federal da Bahia2014-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/950910.9771/gmed.v7i1.9509Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 121-1312175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509/9508Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicola Lavoura, Tiago2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9509Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
title |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
spellingShingle |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? Nicola Lavoura, Tiago Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo. |
title_short |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
title_full |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
title_fullStr |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
title_full_unstemmed |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
title_sort |
POR QUE É NECESSÁRIO O TRABALHO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO E DO MST? |
author |
Nicola Lavoura, Tiago |
author_facet |
Nicola Lavoura, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicola Lavoura, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo. |
topic |
Pedagogia histórico-crítica. Pedagogias do aprender a aprender. Educação do campo. |
description |
O artigo busca delinear as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação dos indivíduos das escolas do campo. Para tanto, faz uma análise dos fundamentos pedagógicos do MST, demonstrando que a educação do campo e, em seu âmbito, a educação do MST, sofrem resquícios das pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender”. Por fim, intenta-se defender a pedagogia histórico-crítica na educação do campo e do MST, como forma de se possibilitar em cada indivíduo singular, direta e intencionalmente, a formação plena de conteúdos os quais são produzidos pelo conjunto da humanidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509 10.9771/gmed.v7i1.9509 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.9509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509/9508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 121-131 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516182011904 |