Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baqueiro, Grace Dórea Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cazumbá, Anailza da Silva, Santos, Ana Teresa Ferreira dos, Carvalho, Gabriele Souza de, Oliveira, Jadna Araujo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões.
id VERACRUZ-0_4345dfbf97708c4467e4618114af535d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18076
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patternsGeneralização de PadrãoPensamento AlgébricoEnsino Superior.Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1807610.34117/bjdv6n10-228Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77216-77229Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77216-77229Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77216-772292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076/14622Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaqueiro, Grace Dórea SantosCazumbá, Anailza da SilvaSantos, Ana Teresa Ferreira dosCarvalho, Gabriele Souza deOliveira, Jadna Araujo de2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18076Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:23.058097Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
title Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
spellingShingle Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
Baqueiro, Grace Dórea Santos
Generalização de Padrão
Pensamento Algébrico
Ensino Superior.
title_short Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
title_full Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
title_fullStr Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
title_full_unstemmed Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
title_sort Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
author Baqueiro, Grace Dórea Santos
author_facet Baqueiro, Grace Dórea Santos
Cazumbá, Anailza da Silva
Santos, Ana Teresa Ferreira dos
Carvalho, Gabriele Souza de
Oliveira, Jadna Araujo de
author_role author
author2 Cazumbá, Anailza da Silva
Santos, Ana Teresa Ferreira dos
Carvalho, Gabriele Souza de
Oliveira, Jadna Araujo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baqueiro, Grace Dórea Santos
Cazumbá, Anailza da Silva
Santos, Ana Teresa Ferreira dos
Carvalho, Gabriele Souza de
Oliveira, Jadna Araujo de
dc.subject.por.fl_str_mv Generalização de Padrão
Pensamento Algébrico
Ensino Superior.
topic Generalização de Padrão
Pensamento Algébrico
Ensino Superior.
description Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076
10.34117/bjdv6n10-228
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076/14622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77216-77229
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77216-77229
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77216-77229
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645483781914624