Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões. |
id |
VERACRUZ-0_4345dfbf97708c4467e4618114af535d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18076 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patternsGeneralização de PadrãoPensamento AlgébricoEnsino Superior.Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1807610.34117/bjdv6n10-228Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77216-77229Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77216-77229Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77216-772292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076/14622Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaqueiro, Grace Dórea SantosCazumbá, Anailza da SilvaSantos, Ana Teresa Ferreira dosCarvalho, Gabriele Souza deOliveira, Jadna Araujo de2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18076Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:23.058097Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
title |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
spellingShingle |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns Baqueiro, Grace Dórea Santos Generalização de Padrão Pensamento Algébrico Ensino Superior. |
title_short |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
title_full |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
title_fullStr |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
title_full_unstemmed |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
title_sort |
Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos/ Characterizers of algebraic thinking and generalization of mathematical patterns |
author |
Baqueiro, Grace Dórea Santos |
author_facet |
Baqueiro, Grace Dórea Santos Cazumbá, Anailza da Silva Santos, Ana Teresa Ferreira dos Carvalho, Gabriele Souza de Oliveira, Jadna Araujo de |
author_role |
author |
author2 |
Cazumbá, Anailza da Silva Santos, Ana Teresa Ferreira dos Carvalho, Gabriele Souza de Oliveira, Jadna Araujo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baqueiro, Grace Dórea Santos Cazumbá, Anailza da Silva Santos, Ana Teresa Ferreira dos Carvalho, Gabriele Souza de Oliveira, Jadna Araujo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Generalização de Padrão Pensamento Algébrico Ensino Superior. |
topic |
Generalização de Padrão Pensamento Algébrico Ensino Superior. |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa voltada a analisar os caracterizadores do pensamento algébrico presentes nas resoluções, por estudantes de um curso de licenciatura em matemática, de atividades envolvendo padrões matemáticos durante um evento em uma instituição estadual de ensino superior. A pesquisa faz parte dos estudos para elaboração do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes dessa instituição, que integram o grupo de pesquisa GPEMA, ora em formação. As análises se embasaram nas ideias de Fiorentini, Fernandes e Cristovão (2005), que utilizam as potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas na mobilização e desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem. Constatou-se que os participantes evidenciaram muitos dos aspectos caracterizadores do pensamento algébrico ao resolverem questões envolvendo padrões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076 10.34117/bjdv6n10-228 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18076/14622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77216-77229 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77216-77229 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77216-77229 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645483781914624 |