Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100005 |
Resumo: | Na educação de pessoas consideradas mentalmente incapazes, relatos escolares geralmente são construídos a partir do olhar dos professores ou da análise de documentos. Ao tentar abordar diferentes aspectos do processo educativo, este artigo propõe-se a conhecer e analisar a escolaridade através da memória de adultos que, quando crianças, foram considerados "deficientes mentais" e, portanto, passaram por experiências educacionais diferenciadas. O material para análise foi recolhido de uma pesquisa em que foram localizados e entrevistados ex-alunos de classes especiais para deficientes mentais. Partindo do pressuposto de que a memória é socialmente construída e os discursos formam-se nas relações sociais, os depoimentos são analisados num contraponto aos documentos escolares e aos depoimentos de professores dessas classes especiais. Os depoimentos dos adultos (ex-alunos) e dos professores foram tomados em diferentes tempos: os de ex-alunos foram recolhidos recentemente e tratam de suas memórias escolares e os de professores foram registrados há cerca de quinze anos e referem-se às imagens daquelas crianças, os adultos de hoje. |
id |
CEDES-2_3771b9596a2035fa42e67f8370585595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622006000100005 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolaresMemóriaEscolaDeficiência mentalNa educação de pessoas consideradas mentalmente incapazes, relatos escolares geralmente são construídos a partir do olhar dos professores ou da análise de documentos. Ao tentar abordar diferentes aspectos do processo educativo, este artigo propõe-se a conhecer e analisar a escolaridade através da memória de adultos que, quando crianças, foram considerados "deficientes mentais" e, portanto, passaram por experiências educacionais diferenciadas. O material para análise foi recolhido de uma pesquisa em que foram localizados e entrevistados ex-alunos de classes especiais para deficientes mentais. Partindo do pressuposto de que a memória é socialmente construída e os discursos formam-se nas relações sociais, os depoimentos são analisados num contraponto aos documentos escolares e aos depoimentos de professores dessas classes especiais. Os depoimentos dos adultos (ex-alunos) e dos professores foram tomados em diferentes tempos: os de ex-alunos foram recolhidos recentemente e tratam de suas memórias escolares e os de professores foram registrados há cerca de quinze anos e referem-se às imagens daquelas crianças, os adultos de hoje.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100005Cadernos CEDES v.26 n.68 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000100005info:eu-repo/semantics/openAccessKassar,Mônica de Carvalho Magalhãespor2006-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-05-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
title |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
spellingShingle |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães Memória Escola Deficiência mental |
title_short |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
title_full |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
title_fullStr |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
title_full_unstemmed |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
title_sort |
Quando eu entrei na escola... memórias de passagens escolares |
author |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
author_facet |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Escola Deficiência mental |
topic |
Memória Escola Deficiência mental |
description |
Na educação de pessoas consideradas mentalmente incapazes, relatos escolares geralmente são construídos a partir do olhar dos professores ou da análise de documentos. Ao tentar abordar diferentes aspectos do processo educativo, este artigo propõe-se a conhecer e analisar a escolaridade através da memória de adultos que, quando crianças, foram considerados "deficientes mentais" e, portanto, passaram por experiências educacionais diferenciadas. O material para análise foi recolhido de uma pesquisa em que foram localizados e entrevistados ex-alunos de classes especiais para deficientes mentais. Partindo do pressuposto de que a memória é socialmente construída e os discursos formam-se nas relações sociais, os depoimentos são analisados num contraponto aos documentos escolares e aos depoimentos de professores dessas classes especiais. Os depoimentos dos adultos (ex-alunos) e dos professores foram tomados em diferentes tempos: os de ex-alunos foram recolhidos recentemente e tratam de suas memórias escolares e os de professores foram registrados há cerca de quinze anos e referem-se às imagens daquelas crianças, os adultos de hoje. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622006000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.26 n.68 2006 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605188612096 |