Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1481 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010. |
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Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiaisInclusãoPessoas com deficiência mentalEscolaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos produzidos pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP) buscando compreender o entendimento do Governo Federal no que diz respeito à inclusão educacional e a deficiência mental. Foram selecionados como materiais empíricos da pesquisa as publicações "Atendimento Educacional Especializado " Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas" (2007), "Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental" (2007) e a "Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva" (2008). Ao investir nas necessárias mudanças de concepções e práticas organizativas solicitadas pelo projeto inclusivo, a escola passa a constituir-se como espaço que prioriza a qualidade da educação e cria as condições para que todos os alunos sejam beneficiados pelo processo de ensino-aprendizagem. Contudo, percebe-se que o olhar do Governo para a deficiência mental reitera a idéia de que as dificuldades e atrasos apresentados por estes alunos estão relacionados à sua própria constituição individual, sendo seus desempenhos tomados como insuficientes para o atendimento dos objetivos educacionais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTurchiello, PriscilaCerqueira, Maria da Glória Costa2016-04-15T11:40:49Z2016-04-15T11:40:49Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1481ark:/26339/00130000011shporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:08Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:08Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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