O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckert-Hoff,Beatriz Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100091
Resumo: Neste artigo, a proposta é analisar o discurso de histórias de vida do sujeito-professor, para compreender a subjetividade que envolve a sua formação. O gesto de leitura e de interpretação é guiado pelos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, que nos permitem compreender que o sujeito-professor é atravessado por uma multiplicidade de vozes que o fazem heterogêneo. Compreendemos os relatos de histórias de vida como uma escritura de si, o que nos permite mostrar, pelo equívoco, pelos furos da linguagem, como funciona, no dizer dos professores, a subjetividade e a identidade desses sujeitos.
id CEDES-2_412b95af936faced09d8bd1b957db55b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622015000100091
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividadesSujeito-professorSubjetividadeDiscursoFormaçãoNeste artigo, a proposta é analisar o discurso de histórias de vida do sujeito-professor, para compreender a subjetividade que envolve a sua formação. O gesto de leitura e de interpretação é guiado pelos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, que nos permitem compreender que o sujeito-professor é atravessado por uma multiplicidade de vozes que o fazem heterogêneo. Compreendemos os relatos de histórias de vida como uma escritura de si, o que nos permite mostrar, pelo equívoco, pelos furos da linguagem, como funciona, no dizer dos professores, a subjetividade e a identidade desses sujeitos.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100091Cadernos CEDES v.35 n.95 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015146766info:eu-repo/semantics/openAccessEckert-Hoff,Beatriz Mariapor2015-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000100091Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-07-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
title O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
spellingShingle O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
Eckert-Hoff,Beatriz Maria
Sujeito-professor
Subjetividade
Discurso
Formação
title_short O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
title_full O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
title_fullStr O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
title_full_unstemmed O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
title_sort O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades
author Eckert-Hoff,Beatriz Maria
author_facet Eckert-Hoff,Beatriz Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckert-Hoff,Beatriz Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito-professor
Subjetividade
Discurso
Formação
topic Sujeito-professor
Subjetividade
Discurso
Formação
description Neste artigo, a proposta é analisar o discurso de histórias de vida do sujeito-professor, para compreender a subjetividade que envolve a sua formação. O gesto de leitura e de interpretação é guiado pelos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, que nos permitem compreender que o sujeito-professor é atravessado por uma multiplicidade de vozes que o fazem heterogêneo. Compreendemos os relatos de histórias de vida como uma escritura de si, o que nos permite mostrar, pelo equívoco, pelos furos da linguagem, como funciona, no dizer dos professores, a subjetividade e a identidade desses sujeitos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100091
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/CC0101-32622015146766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.35 n.95 2015
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605867040768