ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Erika Roberta Silva de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Jean Mac Cole Tavares, Silva, Lenina Lopes Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3952
Resumo: Objetivamos, neste artigo, discutir as perspectivas de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Buscamos analisar a oferta de Ensino Médio, principalmente em relação à demanda de uma formação humana integral para os alunos desta etapa da Educação Básica, nas metas 10 e 11 do PNE. Partimos, assim, da seguinte questão: O que traz o novo PNE que pode ser traduzido como perspectivas de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional? Consideramos, por fim, que a orientação do Plano, apesar de mostrar elementos contraditórios, fruto das disputas e influências de diversos grupos na elaboração da política, é hegemonizada pelas exigências do mundo globalizado, demandante de formação para atender, primeiramente, ao mercado de trabalho.
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