A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003 |
Resumo: | As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992). |
id |
CEDES-2_aba716ae79765d777b6267281005d03d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622005000300003 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de históriaEnsino de históriaConsciência históricaFormação de professoresAs reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992).CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003Cadernos CEDES v.25 n.67 2005reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622005000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos SantosGarcia,Tânia Maria F. Bragapor2006-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622005000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2006-01-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
title |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
spellingShingle |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Ensino de história Consciência histórica Formação de professores |
title_short |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
title_full |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
title_fullStr |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
title_full_unstemmed |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
title_sort |
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história |
author |
Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author_facet |
Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Garcia,Tânia Maria F. Braga |
author_role |
author |
author2 |
Garcia,Tânia Maria F. Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt,Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Garcia,Tânia Maria F. Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Consciência histórica Formação de professores |
topic |
Ensino de história Consciência histórica Formação de professores |
description |
As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".<A NAME="tx01"></A><A HREF="#nt01">1</A> Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992). |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622005000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.25 n.67 2005 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605177077760 |