Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Regina Maria de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300006
Resumo: O presente estudo tem como objetivo problematizar a práxis pedagógica de ensino bilíngüe para surdos com base na concepção bakhtiniana de linguagem. Assumir tal perspectiva é pressupor a construção da subjetividade como resultado de um processo no qual o "outro" possui papel ativo e constitutivo. No processo de construção dialética do objeto lingüístico o sujeito entra no fluxo dinâmico de uma cadeia de enunciados já tecidos histórica e socialmente. Minha contribuição nesta apresentação busca resgatar o papel desse "outro" no processo recíproco de ensino e aprendizagem da criança surda, no contexto de seu trabalho com duas línguas: a de sinais e o português.
id CEDES-2_ad1646dc862295a92869aa901e77cf52
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621998000300006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivodialogiaensino de línguaaluno surdoO presente estudo tem como objetivo problematizar a práxis pedagógica de ensino bilíngüe para surdos com base na concepção bakhtiniana de linguagem. Assumir tal perspectiva é pressupor a construção da subjetividade como resultado de um processo no qual o "outro" possui papel ativo e constitutivo. No processo de construção dialética do objeto lingüístico o sujeito entra no fluxo dinâmico de uma cadeia de enunciados já tecidos histórica e socialmente. Minha contribuição nesta apresentação busca resgatar o papel desse "outro" no processo recíproco de ensino e aprendizagem da criança surda, no contexto de seu trabalho com duas línguas: a de sinais e o português.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1998-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300006Cadernos CEDES v.19 n.46 1998reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621998000300006info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Regina Maria depor2001-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621998000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-12-07T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
title Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
spellingShingle Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
Souza,Regina Maria de
dialogia
ensino de língua
aluno surdo
title_short Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
title_full Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
title_fullStr Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
title_full_unstemmed Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
title_sort Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo
author Souza,Regina Maria de
author_facet Souza,Regina Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Regina Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv dialogia
ensino de língua
aluno surdo
topic dialogia
ensino de língua
aluno surdo
description O presente estudo tem como objetivo problematizar a práxis pedagógica de ensino bilíngüe para surdos com base na concepção bakhtiniana de linguagem. Assumir tal perspectiva é pressupor a construção da subjetividade como resultado de um processo no qual o "outro" possui papel ativo e constitutivo. No processo de construção dialética do objeto lingüístico o sujeito entra no fluxo dinâmico de uma cadeia de enunciados já tecidos histórica e socialmente. Minha contribuição nesta apresentação busca resgatar o papel desse "outro" no processo recíproco de ensino e aprendizagem da criança surda, no contexto de seu trabalho com duas línguas: a de sinais e o português.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621998000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.46 1998
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604795396096