Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005 |
Resumo: | O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado. |
id |
CEDES-2_ba31a6d1eecf7256242ebf9270f90ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622006000300005 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecidaGramsciSociedade civilSociedade políticaAutonomia escolarO artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005Cadernos CEDES v.26 n.70 2006reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622006000300005info:eu-repo/semantics/openAccessMagrone,Eduardopor2007-02-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622006000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2007-02-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
title |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
spellingShingle |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida Magrone,Eduardo Gramsci Sociedade civil Sociedade política Autonomia escolar |
title_short |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
title_full |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
title_fullStr |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
title_full_unstemmed |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
title_sort |
Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida |
author |
Magrone,Eduardo |
author_facet |
Magrone,Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magrone,Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramsci Sociedade civil Sociedade política Autonomia escolar |
topic |
Gramsci Sociedade civil Sociedade política Autonomia escolar |
description |
O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622006000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.26 n.70 2006 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605204340736 |