Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Eustáquia Salvadora de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Altmann,Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100004
Resumo: Neste texto discute-se o gênero como construção social que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, mostrando que essa construção é relacional, tanto no que se refere ao outro sexo quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras. Analisa as expectativas corporais em relação a meninos e meninas e suas manifestações na cultura escolar, o esporte como conteúdo genereficado da educação física e as possibilidades de intervenção docente na construção das relações entre meninos e meninas.
id CEDES-2_c06d4b6eb0d65fc7cacdcbd6d52194fb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32621999000100004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolarGênerocultura escolareducação físicaesporteNeste texto discute-se o gênero como construção social que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, mostrando que essa construção é relacional, tanto no que se refere ao outro sexo quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras. Analisa as expectativas corporais em relação a meninos e meninas e suas manifestações na cultura escolar, o esporte como conteúdo genereficado da educação física e as possibilidades de intervenção docente na construção das relações entre meninos e meninas.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade1999-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100004Cadernos CEDES v.19 n.48 1999reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32621999000100004info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Eustáquia Salvadora deAltmann,Helenapor2000-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32621999000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2000-05-30T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
title Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
spellingShingle Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
Sousa,Eustáquia Salvadora de
Gênero
cultura escolar
educação física
esporte
title_short Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
title_full Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
title_fullStr Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
title_full_unstemmed Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
title_sort Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar
author Sousa,Eustáquia Salvadora de
author_facet Sousa,Eustáquia Salvadora de
Altmann,Helena
author_role author
author2 Altmann,Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Eustáquia Salvadora de
Altmann,Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
cultura escolar
educação física
esporte
topic Gênero
cultura escolar
educação física
esporte
description Neste texto discute-se o gênero como construção social que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, mostrando que essa construção é relacional, tanto no que se refere ao outro sexo quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras. Analisa as expectativas corporais em relação a meninos e meninas e suas manifestações na cultura escolar, o esporte como conteúdo genereficado da educação física e as possibilidades de intervenção docente na construção das relações entre meninos e meninas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32621999000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.19 n.48 1999
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604807979008