Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matana, Raíra Libardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5238
Resumo: Esse trabalho tem como temática de pesquisa as experiências dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio. Tenho a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as experiências em relação à Educação Física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio? Para responder essa pergunta apresento como objetivo geral compreender quais as experiências de um grupo de alunos do ensino médio em relação as suas práticas nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho deu-se de duas maneiras. A primeira foi uma construção teórica, por meio de bibliografias pertinentes, com respaldo de análise documental. A segunda a partir da construção dos dados foi por entrevistas com os alunos, e também por documentação indireta, e, na análise, fundamentou-se no método hipotético-dedutivo com métodos de procedimentos secundários, estatístico, histórico, comparativo. Após as análises, têm-se como resultado que há elementos centrais nas falas dos alunos que desmotivam as suas experiências nas aulas de Educação Física: atuação docente, motivação, aulas sem conteúdos, práticas repetidas, aulas generificadas. Esses elementos conduzem para uma relação negativa de experiências por parte dos alunos. Como reflexão cabe investir e potencializar critérios que possam produzir mudanças a partir do que os alunos apresentaram: atuação do professor, planejamento escolar, inclusão das diferentes práticas da cultura corporal de movimento nas aulas, motivação para os alunos.
id UNIJ_d27d07c281e894cffe411105aa4397e4
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5238
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisExperiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio2018-08-2720182018-08-28T00:02:25Z2018-08-28T00:02:25ZEsse trabalho tem como temática de pesquisa as experiências dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio. Tenho a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as experiências em relação à Educação Física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio? Para responder essa pergunta apresento como objetivo geral compreender quais as experiências de um grupo de alunos do ensino médio em relação as suas práticas nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho deu-se de duas maneiras. A primeira foi uma construção teórica, por meio de bibliografias pertinentes, com respaldo de análise documental. A segunda a partir da construção dos dados foi por entrevistas com os alunos, e também por documentação indireta, e, na análise, fundamentou-se no método hipotético-dedutivo com métodos de procedimentos secundários, estatístico, histórico, comparativo. Após as análises, têm-se como resultado que há elementos centrais nas falas dos alunos que desmotivam as suas experiências nas aulas de Educação Física: atuação docente, motivação, aulas sem conteúdos, práticas repetidas, aulas generificadas. Esses elementos conduzem para uma relação negativa de experiências por parte dos alunos. Como reflexão cabe investir e potencializar critérios que possam produzir mudanças a partir do que os alunos apresentaram: atuação do professor, planejamento escolar, inclusão das diferentes práticas da cultura corporal de movimento nas aulas, motivação para os alunos.30 f.Ciências da saúde.Educação física.Educação Física escolar.Experiências Corporais.Gênero.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5238DMD_hdl_123456789/5238Matana, Raíra Libardiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRa%c3%adra%20Taciane%20Libardi%20Matana.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5238/1/Ra%c3%adra%20Taciane%20Libardi%20Matana.pdfapplication/pdf533992http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5238/1/Ra%c3%adra%20Taciane%20Libardi%20Matana.pdf6144004972ac19f03fb2301da90854a0MD5123456789_5238_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
title Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
spellingShingle Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
Matana, Raíra Libardi
Ciências da saúde.
Educação física.
Educação Física escolar.
Experiências Corporais.
Gênero.
title_short Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
title_full Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
title_fullStr Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
title_full_unstemmed Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
title_sort Experiências em relação a educação física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio
author Matana, Raíra Libardi
author_facet Matana, Raíra Libardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matana, Raíra Libardi
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Educação Física escolar.
Experiências Corporais.
Gênero.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Educação Física escolar.
Experiências Corporais.
Gênero.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esse trabalho tem como temática de pesquisa as experiências dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio. Tenho a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as experiências em relação à Educação Física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio? Para responder essa pergunta apresento como objetivo geral compreender quais as experiências de um grupo de alunos do ensino médio em relação as suas práticas nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho deu-se de duas maneiras. A primeira foi uma construção teórica, por meio de bibliografias pertinentes, com respaldo de análise documental. A segunda a partir da construção dos dados foi por entrevistas com os alunos, e também por documentação indireta, e, na análise, fundamentou-se no método hipotético-dedutivo com métodos de procedimentos secundários, estatístico, histórico, comparativo. Após as análises, têm-se como resultado que há elementos centrais nas falas dos alunos que desmotivam as suas experiências nas aulas de Educação Física: atuação docente, motivação, aulas sem conteúdos, práticas repetidas, aulas generificadas. Esses elementos conduzem para uma relação negativa de experiências por parte dos alunos. Como reflexão cabe investir e potencializar critérios que possam produzir mudanças a partir do que os alunos apresentaram: atuação do professor, planejamento escolar, inclusão das diferentes práticas da cultura corporal de movimento nas aulas, motivação para os alunos.
30 f.
description Esse trabalho tem como temática de pesquisa as experiências dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio. Tenho a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as experiências em relação à Educação Física de um grupo de meninos e de meninas do ensino médio? Para responder essa pergunta apresento como objetivo geral compreender quais as experiências de um grupo de alunos do ensino médio em relação as suas práticas nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho deu-se de duas maneiras. A primeira foi uma construção teórica, por meio de bibliografias pertinentes, com respaldo de análise documental. A segunda a partir da construção dos dados foi por entrevistas com os alunos, e também por documentação indireta, e, na análise, fundamentou-se no método hipotético-dedutivo com métodos de procedimentos secundários, estatístico, histórico, comparativo. Após as análises, têm-se como resultado que há elementos centrais nas falas dos alunos que desmotivam as suas experiências nas aulas de Educação Física: atuação docente, motivação, aulas sem conteúdos, práticas repetidas, aulas generificadas. Esses elementos conduzem para uma relação negativa de experiências por parte dos alunos. Como reflexão cabe investir e potencializar critérios que possam produzir mudanças a partir do que os alunos apresentaram: atuação do professor, planejamento escolar, inclusão das diferentes práticas da cultura corporal de movimento nas aulas, motivação para os alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-08-28T00:02:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T00:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5238
DMD_hdl_123456789/5238
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5238
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817857855488