O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAYRELL, JUAREZ
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343
Resumo: O texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.
id UFPI-5_f7197153afd4e919ba8cb4a262fa0745
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1343
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolarJuventudeEnsino MédioExclusão EscolarO texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-1022526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343/1193Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDAYRELL, JUAREZ 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1343Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
title O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
spellingShingle O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
DAYRELL, JUAREZ
Juventude
Ensino Médio
Exclusão Escolar
title_short O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
title_full O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
title_fullStr O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
title_full_unstemmed O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
title_sort O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar
author DAYRELL, JUAREZ
author_facet DAYRELL, JUAREZ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DAYRELL, JUAREZ
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Ensino Médio
Exclusão Escolar
topic Juventude
Ensino Médio
Exclusão Escolar
description O texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343/1193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 77-102
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443348627456