Educação inclusiva no Instituto Federal de Brasília: percursos, processos e impactos das ações desenvolvidas pelo NAPNE para os alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Roberta Crisóstomo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2744
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
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spelling Educação inclusiva no Instituto Federal de Brasília: percursos, processos e impactos das ações desenvolvidas pelo NAPNE para os alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médioeducação inclusivaNAPNEnecessidades específicas.inclusive educationspecific needsDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.A educação inclusiva pressupõe a valorização das diferenças humanas e a igualdade de oportunidades, dentre elas, o direito à educação. Isso implica em transformar a cultura vigente, desenvolver estratégias e conceber políticas que possam viabilizar a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nesse contexto, a dissertação Educação Inclusiva no Instituto Federal de Brasília: percursos, processos e impactos das ações desenvolvidas pelo NAPNE para os alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, resultou de uma pesquisa sobre investigação de ações desenvolvidas pelo NAPNE do campus Brasília, tendo como ponto de partida a seguinte questão-problema: quais estratégias, processos e impactos das ações desenvolvidas pelo NAPNE no percurso dos estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFB campus Brasília? Os participantes da pesquisa são uma ex-coordenadora e a atual coordenadora de políticas inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Brasília, duas ex-coordenadoras do NAPNE, duas pedagogas da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e cinco estudantes com necessidades específicas do campus Brasília. Este estudo segue uma abordagem qualitativa interpretativista com base na triangulação dos pontos de vista dos colaboradores. Os dados resultantes estão apoiados nas observações realizadas pela pesquisadora, na análise documental acerca da educação inclusiva e nas entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com os informantes. O referencial teórico utilizado para respaldar o presente estudo eu obtive a partir de Aranha (2001), Brasil (2012), Sassaki (2006), entre outros. Ao final é apresentada uma proposta de intervenção sócio-educativa com sugestões para melhorar o atendimento aos estudantes com necessidades específicas como também definir fluxos de trabalho para o desenvolvimento de ações de educação inclusiva dentro da instituição.Inclusive education demands valorization of human differences and equality of opportunities, the right to education amongst them. This implies transforming the present culture, developing strategies and creating policies that may enable to build a fairer and jointer society. In this context, this thesis was result of a research about investigation of actions developed by campus Brasília's NAPNE, having as starting point the following question: what are the strategies, processes and impacts of actions developed by NAPNE along the students' path in the Informatics Technical Course Integrated to High School in IFB campus Brasília? The research participants are a former coordinator and the present coordinator of inclusive policies from the Brasília's Federal Institute's Extention Pro-Rectory, two NAPNE's former coordinators, two pedagogues from the Coordination for Pedagogical Support for Technical Courses Integrated to High School and five students from campus Brasília with specific needs. This study follows a qualitative-interpretative approach based on the triangulation of the collaborator's points of view. The resulting data are supported by the observations made by the researcher, in the documental analysis about inclusive education and in the semi-structured interviews and informal conversations with the collaborators. The theoretical referential used to support this study I got from Aranha (2001), Brasil (2012), Sassaki (2006), amongst others. In the ending, it is presented a proposal of socio-educative intervention with suggestions to improve the care to students with specific needs and also to define workflows to the development of inclusive education actions inside the institution.Pappámikail, LiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMorais, Ana Roberta Crisóstomo de2019-11-19T15:05:10Z2019-11-062019-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2744TID:202302580por202302580info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:00Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:40.594034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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