REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio. O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível. |
id |
UFMT-3_6857f051c7caf84cd8291861ff1a7fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11893 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOAlfabetização CientíficaEducação em SaúdeFormação de professoresCidadaniaO objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio. O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1189310.29286/rep.v32ijan/dez.11893Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 569-5872238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893/12547Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ZORZI, Fernanda Cristina Foss COPETTI, Jaqueline RUPPENTTHAL, Raquel 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11893Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss Alfabetização Científica Educação em Saúde Formação de professores Cidadania |
title_short |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
author |
DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss |
author_facet |
DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss COPETTI, Jaqueline RUPPENTTHAL, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
COPETTI, Jaqueline RUPPENTTHAL, Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss COPETTI, Jaqueline RUPPENTTHAL, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Científica Educação em Saúde Formação de professores Cidadania |
topic |
Alfabetização Científica Educação em Saúde Formação de professores Cidadania |
description |
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio. O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893 10.29286/rep.v32ijan/dez.11893 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.11893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893/12547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 569-587 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217462280192 |