REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: COPETTI, Jaqueline, RUPPENTTHAL, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893
Resumo: O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio.  O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.
id UFMT-3_6857f051c7caf84cd8291861ff1a7fc1
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11893
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOAlfabetização CientíficaEducação em SaúdeFormação de professoresCidadaniaO objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio.  O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1189310.29286/rep.v32ijan/dez.11893Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 569-5872238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893/12547Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ZORZI, Fernanda Cristina Foss COPETTI, Jaqueline RUPPENTTHAL, Raquel 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11893Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss
Alfabetização Científica
Educação em Saúde
Formação de professores
Cidadania
title_short REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ÁREA DA SAÚDE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
author DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss
author_facet DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss
COPETTI, Jaqueline
RUPPENTTHAL, Raquel
author_role author
author2 COPETTI, Jaqueline
RUPPENTTHAL, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE ZORZI, Fernanda Cristina Foss
COPETTI, Jaqueline
RUPPENTTHAL, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Educação em Saúde
Formação de professores
Cidadania
topic Alfabetização Científica
Educação em Saúde
Formação de professores
Cidadania
description O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio.  O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893
10.29286/rep.v32ijan/dez.11893
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.11893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11893/12547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 569-587
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989988987207680