UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430 |
Resumo: | A história da educação no Brasil passa constantemente por transformações e as instituições que preparam futuros docentes estão atentas a estas mudanças. O objetivo deste trabalho é colocar em discussão temas para analisar e refletir uma formação interdisciplinar, a interdisciplinaridade e suas particularidades para a formação de docentes pelo curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando a pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e os procedimentos bibliográficos e levantamentos. O período de aplicação do questionário foi de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, tendo sido enviado para 80 discentes, com retorno de 13 estudantes. Os resultados do questionário aplicado, mostraram que os discentes do curso, em sua maioria, são conscientes sobre as particularidades e práticas interdisciplinares presentes no curso de Ciências Humanas - Licenciatura, e buscam maneiras de levar o conceito para sua futura vida docente. Concluiu-se que foi possível entender como a formação interdisciplinar é recebida e entendida pelos discentes do curso. Porém, quanto aos desafios e dificuldades que existem na formação interdisciplinar, as proporções do problema levantado se tornam demasiadamente grandes para serem abordadas no presente artigo, abrindo espaço para os autores voltarem a explorar o tema posteriormente. |
id |
CEEINTER-1_7e5d25ad950ec3a57258129c91b66c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/430 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANASCiências HumanasInterdisciplinaridadeFuturos DocentesLicenciaturaINTERDISCIPLINARCiências HumanasA história da educação no Brasil passa constantemente por transformações e as instituições que preparam futuros docentes estão atentas a estas mudanças. O objetivo deste trabalho é colocar em discussão temas para analisar e refletir uma formação interdisciplinar, a interdisciplinaridade e suas particularidades para a formação de docentes pelo curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando a pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e os procedimentos bibliográficos e levantamentos. O período de aplicação do questionário foi de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, tendo sido enviado para 80 discentes, com retorno de 13 estudantes. Os resultados do questionário aplicado, mostraram que os discentes do curso, em sua maioria, são conscientes sobre as particularidades e práticas interdisciplinares presentes no curso de Ciências Humanas - Licenciatura, e buscam maneiras de levar o conceito para sua futura vida docente. Concluiu-se que foi possível entender como a formação interdisciplinar é recebida e entendida pelos discentes do curso. Porém, quanto aos desafios e dificuldades que existem na formação interdisciplinar, as proporções do problema levantado se tornam demasiadamente grandes para serem abordadas no presente artigo, abrindo espaço para os autores voltarem a explorar o tema posteriormente. Editora CEEINTER2023-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-72Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-72Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-722674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430/384Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessFernando Jeronymo Eduardo, Alison Almeida Lopes, Letícia Bernardino Colvero, Ronaldo 2023-01-04T00:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/430Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-01-04T00:45:48Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS Fernando Jeronymo Eduardo, Alison Ciências Humanas Interdisciplinaridade Futuros Docentes Licenciatura INTERDISCIPLINAR Ciências Humanas |
title_short |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_full |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS |
author |
Fernando Jeronymo Eduardo, Alison |
author_facet |
Fernando Jeronymo Eduardo, Alison Almeida Lopes, Letícia Bernardino Colvero, Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Lopes, Letícia Bernardino Colvero, Ronaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Jeronymo Eduardo, Alison Almeida Lopes, Letícia Bernardino Colvero, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Interdisciplinaridade Futuros Docentes Licenciatura INTERDISCIPLINAR Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas Interdisciplinaridade Futuros Docentes Licenciatura INTERDISCIPLINAR Ciências Humanas |
description |
A história da educação no Brasil passa constantemente por transformações e as instituições que preparam futuros docentes estão atentas a estas mudanças. O objetivo deste trabalho é colocar em discussão temas para analisar e refletir uma formação interdisciplinar, a interdisciplinaridade e suas particularidades para a formação de docentes pelo curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando a pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e os procedimentos bibliográficos e levantamentos. O período de aplicação do questionário foi de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, tendo sido enviado para 80 discentes, com retorno de 13 estudantes. Os resultados do questionário aplicado, mostraram que os discentes do curso, em sua maioria, são conscientes sobre as particularidades e práticas interdisciplinares presentes no curso de Ciências Humanas - Licenciatura, e buscam maneiras de levar o conceito para sua futura vida docente. Concluiu-se que foi possível entender como a formação interdisciplinar é recebida e entendida pelos discentes do curso. Porém, quanto aos desafios e dificuldades que existem na formação interdisciplinar, as proporções do problema levantado se tornam demasiadamente grandes para serem abordadas no presente artigo, abrindo espaço para os autores voltarem a explorar o tema posteriormente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/430/384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-72 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-72 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 4 (2022): DOSSIÊ: RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE ; 62-72 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749935300608 |