Licenciaturas interdisciplinares em ciências naturais na UFMA: análise crítica de um modelo de formação docente no contexto de reestruturação da universidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, Valdenice de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21824
Resumo: Apresentam-se aqui resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar criticamente os pressupostos e fundamentos que apoiaram a implementação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, em sua versão original, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A criação dessa licenciatura ocorreu no contexto das reformas educacionais brasileiras iniciadas na última década do século passado e foi viabilizada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Partiu-se do pressuposto que o modelo de formação docente proposto por esse tipo de Licenciatura, devido ao fato de estar vinculado às orientações filosóficas, políticas e pedagógicas de caráter neoliberal, atualmente em curso no Brasil, assim como se contrapor aos projetos de reforma da educação brasileira defendidos pelas entidades representativas dos profissionais da educação tem limitadas possibilidades de atender adequadamente às demandas da sociedade para melhorar a qualidade da formação docente para a Educação Básica. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se apoiou na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, sobretudo em Saviani e Duarte, mas dialogando com autores nacionalmente conhecidos, como Dourado, Sguisssard, Frigotto, Kuenzer, Machado, dentre outros, e nas elaborações teóricas produzidas pelos movimentos organizados de educadores, nas últimas décadas, destacando-se a ANFOPE. Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se a análise dos principais documentos nacionais sobre a reestruturação das universidades brasileiras e daqueles relativos ao contexto da gênese dessas novas licenciaturas até a primeira fase de sua implementação na UFMA. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e professoras que participaram desse processo desde o seu início, representantes dos quatro campi que em 2010 ofereciam somente esse formato de licenciatura (Bacabal, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo), tendo em vista conhecer suas opiniões e avaliações sobre o projeto político pedagógico do curso e as condições para sua concretização. A análise dos dados evidenciou que as licenciaturas interdisciplinares, oferecidas no contexto expansionista da UFMA, estão inseridas no âmbito de um movimento que aumentou a representatividade desta Universidade no interior do estado e levou a Educação Superior para populações historicamente excluídas desse nível de ensino. No caso da Licenciatura em Ciências Naturais, apesar dos aspectos positivos, tais como, contribuir para a interlocução entre a formação acadêmica e o contexto de atuação futura em decorrência do esforço de superação da racionalidade técnico-instrumental pela valorização da reflexividade sobre o cotidiano escolar, assim como suprir a falta e/ou a deficiência de docentes para atuar na Educação Básica nesta área, esse formato pouco favorece a unidade teoria e prática e uma sólida formação teórica e interdisciplinar. Ao secundarizar o conhecimento teórico e sobrevalorizar a tematização de uma suposta prática, concorre para o esvaziamento tanto do campo das ciências da educação quanto da área científica específica. De fato, o que propõe são arremedos às muitas formas históricas de fragmentação, como o aligeiramento, a superficialização da formação inicial, o processo de desintelectualização do(a) professor(a), a degradação e precariedade estrutural das condições de oferta desse processo formativo.
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A criação dessa licenciatura ocorreu no contexto das reformas educacionais brasileiras iniciadas na última década do século passado e foi viabilizada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Partiu-se do pressuposto que o modelo de formação docente proposto por esse tipo de Licenciatura, devido ao fato de estar vinculado às orientações filosóficas, políticas e pedagógicas de caráter neoliberal, atualmente em curso no Brasil, assim como se contrapor aos projetos de reforma da educação brasileira defendidos pelas entidades representativas dos profissionais da educação tem limitadas possibilidades de atender adequadamente às demandas da sociedade para melhorar a qualidade da formação docente para a Educação Básica. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se apoiou na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, sobretudo em Saviani e Duarte, mas dialogando com autores nacionalmente conhecidos, como Dourado, Sguisssard, Frigotto, Kuenzer, Machado, dentre outros, e nas elaborações teóricas produzidas pelos movimentos organizados de educadores, nas últimas décadas, destacando-se a ANFOPE. Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se a análise dos principais documentos nacionais sobre a reestruturação das universidades brasileiras e daqueles relativos ao contexto da gênese dessas novas licenciaturas até a primeira fase de sua implementação na UFMA. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e professoras que participaram desse processo desde o seu início, representantes dos quatro campi que em 2010 ofereciam somente esse formato de licenciatura (Bacabal, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo), tendo em vista conhecer suas opiniões e avaliações sobre o projeto político pedagógico do curso e as condições para sua concretização. A análise dos dados evidenciou que as licenciaturas interdisciplinares, oferecidas no contexto expansionista da UFMA, estão inseridas no âmbito de um movimento que aumentou a representatividade desta Universidade no interior do estado e levou a Educação Superior para populações historicamente excluídas desse nível de ensino. No caso da Licenciatura em Ciências Naturais, apesar dos aspectos positivos, tais como, contribuir para a interlocução entre a formação acadêmica e o contexto de atuação futura em decorrência do esforço de superação da racionalidade técnico-instrumental pela valorização da reflexividade sobre o cotidiano escolar, assim como suprir a falta e/ou a deficiência de docentes para atuar na Educação Básica nesta área, esse formato pouco favorece a unidade teoria e prática e uma sólida formação teórica e interdisciplinar. Ao secundarizar o conhecimento teórico e sobrevalorizar a tematização de uma suposta prática, concorre para o esvaziamento tanto do campo das ciências da educação quanto da área científica específica. De fato, o que propõe são arremedos às muitas formas históricas de fragmentação, como o aligeiramento, a superficialização da formação inicial, o processo de desintelectualização do(a) professor(a), a degradação e precariedade estrutural das condições de oferta desse processo formativo.It presents here results of a researchsurvey that sought to investigate and critically analyze the assumptions and foundations have supported the implementation of interdisciplinary Degree course in Natural Sciences in its original version, under the Federal University of Maranhão (UFMA). The creation of this degree occurred in the context of Brazilian educational reforms initiated in the last decade of last century and was made possible by the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Broke the assumption that the teacher training model proposed by this type of degree, due to the fact of being tied to philosophical, political and pedagogical orientations of neoliberal currently underway in Brazil, as well as oppose to the reform projects Brazilian education defended by representative bodies of professional education has limited possibilities to adequately meet the demands of society to improve the quality of teacher training for basic education. From a theoretical point of view, the research is supported in view of the historical-critical pedagogy, especially in Saviani and Duarte, but dialoguing with authors nationally known as Gold, Sguisssard, Frigotto, Kuenzer, Machado, among others, and the produced theoretical elaborations movements organized by educators in recent decades, especially the ANFOPE. As for the methodological aspects, there was the analysis of key national documents concerning the restructuring of Brazilian universities and those related to the context of the genesis of these new degrees to the first phase of its implementation in UFMA. Were also carried out semistructured interviews with teachers who participated in this process from the outset, representatives of the four campuses that in 2010 offered only this degree format (Bacabal, Grajaú, Pine and St. Bernard), in order to ascertain their views and ratings on the political pedagogical project of the course and the conditions for its implementation. Data analysis showed that the interdisciplinary degree courses, offered in the context of expansionist UFMA, they operate under a move that increased the representation of this University in the state and led to higher education for historically excluded populations this level of education. In the case of Natural Sciences Degree, despite the positive aspects such as contributing to the dialogue between the academic background and the context of future performance due to the effort to overcome the technical and instrumental rationality by the appreciation of reflexivity on the school routine, as well as address the lack and / or teachers of disability to work in Basic Education in this area, this format slightly favors the theory and practice unity and a solid theoretical and interdisciplinary training. Secundarizar the theoretical knowledge and overestimate the thematization of an alleged practice, contributing to the depletion of both the field of education sciences as the specific scientific area. In fact, it proposes is ridiculous to many historical forms of fragmentation, such as lightening, superficiality of the initial training, the desintelectualização process (a) teacher (a), degradation and structural instability of supply conditions of that training process.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docenteExpansão da educação superiorREUNILicenciaturas interdisciplinares na UFMALicenciatura interdisciplinar em ciências naturaisLicenciaturas interdisciplinares em ciências naturais na UFMA: análise crítica de um modelo de formação docente no contexto de reestruturação da universidade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdfLicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdfapplication/pdf1733653https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21824/1/LicenciaturasInterdisciplinaresCi%c3%aancias_Prazeres_2016.pdf69139270f14baebdfcc5b269d94c9b9eMD51TEXTValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.txtValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain679590https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21824/4/ValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.txt7e94cf003637c12db1b30353bec8e242MD54LicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdf.txtLicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain679338https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21824/6/LicenciaturasInterdisciplinaresCi%c3%aancias_Prazeres_2016.pdf.txt3065eba518af58f60b33596108b06d30MD56THUMBNAILValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.jpgValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3634https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21824/5/ValdeniceDeAraujoPrazeres_TESE.pdf.jpg98ab568e2512a35fb7428977bc709a8dMD55LicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdf.jpgLicenciaturasInterdisciplinaresCiências_Prazeres_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21824/7/LicenciaturasInterdisciplinaresCi%c3%aancias_Prazeres_2016.pdf.jpg19c5b52b7b424577fd0271d9bb333c4dMD57123456789/218242019-06-23 02:16:33.197oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:16:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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