A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Eduarda Abreu do
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almeida, Lucas Pinto de, Sales, Maria da Luz Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1563
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo explanar a maneira como as obras Flicts e Autismo: uma realidade, escritas por Ziraldo, podem dialogar com a realidade das crianças com o transtorno do espectro autista. Outro ganho a saber seria que, com as orientações corretas, identificar-se-ia, ainda na fase infantil, como os elementos pertencentes à realidade do leitor, influenciam na transmissão da mensagem. Assim, abordar temas como o autismo de forma desconstruída, constitui, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para a quebra de estereótipos, além de conscientizar o leitor e explicar-lhe sobre tal problemática, na qual buscar-se-á, a construção de um texto consistente e, ao mesmo tempo, provocativo. Para tanto, é fundamental levar em consideração a questão de que a literatura permite um deslocamento de nossas experiências humanas e, por conta desse fluxo, tentaremos conseguir perceber o mundo de uma outra maneira, experimentando-o com um olhar mais crítico e sensível.
id CEEINTER-1_858463dfb6f05b8dca39e9ba7b486fbb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1563
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADEAutismoHumanizaçãoLiteratura InfantilAutismoEducaçãoEducação InfantilO presente ensaio tem como objetivo explanar a maneira como as obras Flicts e Autismo: uma realidade, escritas por Ziraldo, podem dialogar com a realidade das crianças com o transtorno do espectro autista. Outro ganho a saber seria que, com as orientações corretas, identificar-se-ia, ainda na fase infantil, como os elementos pertencentes à realidade do leitor, influenciam na transmissão da mensagem. Assim, abordar temas como o autismo de forma desconstruída, constitui, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para a quebra de estereótipos, além de conscientizar o leitor e explicar-lhe sobre tal problemática, na qual buscar-se-á, a construção de um texto consistente e, ao mesmo tempo, provocativo. Para tanto, é fundamental levar em consideração a questão de que a literatura permite um deslocamento de nossas experiências humanas e, por conta desse fluxo, tentaremos conseguir perceber o mundo de uma outra maneira, experimentando-o com um olhar mais crítico e sensível.Editora CEEINTER2024-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/156310.56579/rei.v6i3.1563Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-132674-870310.56579/rei.v6i3reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1563/1309Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Eduarda Abreu doAlmeida, Lucas Pinto deSales, Maria da Luz Lima2024-10-04T13:34:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1563Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-10-04T13:34:22Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
title A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
spellingShingle A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
Nascimento, Eduarda Abreu do
Autismo
Humanização
Literatura Infantil
Autismo
Educação
Educação Infantil
title_short A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
title_full A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
title_fullStr A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
title_full_unstemmed A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
title_sort A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO: UMA REALIDADE
author Nascimento, Eduarda Abreu do
author_facet Nascimento, Eduarda Abreu do
Almeida, Lucas Pinto de
Sales, Maria da Luz Lima
author_role author
author2 Almeida, Lucas Pinto de
Sales, Maria da Luz Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Eduarda Abreu do
Almeida, Lucas Pinto de
Sales, Maria da Luz Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Humanização
Literatura Infantil
Autismo
Educação
Educação Infantil
topic Autismo
Humanização
Literatura Infantil
Autismo
Educação
Educação Infantil
description O presente ensaio tem como objetivo explanar a maneira como as obras Flicts e Autismo: uma realidade, escritas por Ziraldo, podem dialogar com a realidade das crianças com o transtorno do espectro autista. Outro ganho a saber seria que, com as orientações corretas, identificar-se-ia, ainda na fase infantil, como os elementos pertencentes à realidade do leitor, influenciam na transmissão da mensagem. Assim, abordar temas como o autismo de forma desconstruída, constitui, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para a quebra de estereótipos, além de conscientizar o leitor e explicar-lhe sobre tal problemática, na qual buscar-se-á, a construção de um texto consistente e, ao mesmo tempo, provocativo. Para tanto, é fundamental levar em consideração a questão de que a literatura permite um deslocamento de nossas experiências humanas e, por conta desse fluxo, tentaremos conseguir perceber o mundo de uma outra maneira, experimentando-o com um olhar mais crítico e sensível.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1563
10.56579/rei.v6i3.1563
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1563
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i3.1563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1563/1309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 3 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-13
2674-8703
10.56579/rei.v6i3
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751583662080