Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Karoline Kussik de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo, Silva,Ivani Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492
Resumo: OBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.
id CEFAC-1_29a4fa0bec70a6baab9a9b6fa5c0044a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000200492
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escritaLinguagemFonoaudiologiaAprendizagemFatores SocioeconômicosOBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492Revista CEFAC v.17 n.2 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620153414info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Karoline Kussik de AlmeidaBittencourt,Zélia Zilda Lourenço de CamargoSilva,Ivani Rodriguespor2015-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000200492Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-09-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
title Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
spellingShingle Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
Leite,Karoline Kussik de Almeida
Linguagem
Fonoaudiologia
Aprendizagem
Fatores Socioeconômicos
title_short Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
title_full Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
title_fullStr Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
title_full_unstemmed Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
title_sort Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
author Leite,Karoline Kussik de Almeida
author_facet Leite,Karoline Kussik de Almeida
Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo
Silva,Ivani Rodrigues
author_role author
author2 Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo
Silva,Ivani Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Karoline Kussik de Almeida
Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo
Silva,Ivani Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Fonoaudiologia
Aprendizagem
Fatores Socioeconômicos
topic Linguagem
Fonoaudiologia
Aprendizagem
Fatores Socioeconômicos
description OBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620153414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.2 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579971407872