Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492 |
Resumo: | OBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos. |
id |
CEFAC-1_29a4fa0bec70a6baab9a9b6fa5c0044a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462015000200492 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escritaLinguagemFonoaudiologiaAprendizagemFatores SocioeconômicosOBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492Revista CEFAC v.17 n.2 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620153414info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Karoline Kussik de AlmeidaBittencourt,Zélia Zilda Lourenço de CamargoSilva,Ivani Rodriguespor2015-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000200492Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-09-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
title |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
spellingShingle |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita Leite,Karoline Kussik de Almeida Linguagem Fonoaudiologia Aprendizagem Fatores Socioeconômicos |
title_short |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
title_full |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
title_fullStr |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
title_sort |
Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita |
author |
Leite,Karoline Kussik de Almeida |
author_facet |
Leite,Karoline Kussik de Almeida Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo Silva,Ivani Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo Silva,Ivani Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,Karoline Kussik de Almeida Bittencourt,Zélia Zilda Lourenço de Camargo Silva,Ivani Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Fonoaudiologia Aprendizagem Fatores Socioeconômicos |
topic |
Linguagem Fonoaudiologia Aprendizagem Fatores Socioeconômicos |
description |
OBJETIVOS:verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares.MÉTODOS:a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita.RESULTADOS:o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos.CONCLUSÃO:a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620153414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.17 n.2 2015 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122579971407872 |