Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Carolina de Castro Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves,Renato Oliveira, Lemos,Stela Maris Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602015
Resumo: A Educação em Saúde no Ensino Superior tem sido objeto de muitos debates acerca da formação profissional em saúde. Portanto, há a discussão eminente acerca da utilização de novas metodologias de ensino a fim de formar profissionais em saúde, com habilidades e competências além do domínio técnico-científico, que sejam capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas. Para isso, metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, são utilizadas com o propósito de que estudantes da área da saúde adquiram o conhecimento de forma significativa e não meramente mecânica, como o ensino tradicional há muitos anos perpetra. Esse estudo tem como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional acerca dos temas Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Significativa dos últimos cinco anos. A maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e ainda, corrobora a necessidade de mudanças na educação em saúde no ensino superior. Além disso, a maioria das publicações se encontram no período de 2007 a 2009 e tem como eixo temático a Aprendizagem Baseada em Problemas.
id CEFAC-1_2b4391ad10f9f72ecbd7415bc1b0675b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000602015
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literaturaAprendizagem Baseada em ProblemasEducação em SaúdeSaúde PúblicaAprendizagemFonoaudiologiaA Educação em Saúde no Ensino Superior tem sido objeto de muitos debates acerca da formação profissional em saúde. Portanto, há a discussão eminente acerca da utilização de novas metodologias de ensino a fim de formar profissionais em saúde, com habilidades e competências além do domínio técnico-científico, que sejam capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas. Para isso, metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, são utilizadas com o propósito de que estudantes da área da saúde adquiram o conhecimento de forma significativa e não meramente mecânica, como o ensino tradicional há muitos anos perpetra. Esse estudo tem como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional acerca dos temas Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Significativa dos últimos cinco anos. A maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e ainda, corrobora a necessidade de mudanças na educação em saúde no ensino superior. Além disso, a maioria das publicações se encontram no período de 2007 a 2009 e tem como eixo temático a Aprendizagem Baseada em Problemas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602015Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201416012info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Carolina de Castro BarbosaAlves,Renato OliveiraLemos,Stela Maris Aguiarpor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000602015Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
title Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
spellingShingle Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
Mello,Carolina de Castro Barbosa
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Saúde Pública
Aprendizagem
Fonoaudiologia
title_short Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
title_full Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
title_fullStr Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
title_full_unstemmed Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
title_sort Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura
author Mello,Carolina de Castro Barbosa
author_facet Mello,Carolina de Castro Barbosa
Alves,Renato Oliveira
Lemos,Stela Maris Aguiar
author_role author
author2 Alves,Renato Oliveira
Lemos,Stela Maris Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Carolina de Castro Barbosa
Alves,Renato Oliveira
Lemos,Stela Maris Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Saúde Pública
Aprendizagem
Fonoaudiologia
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Saúde Pública
Aprendizagem
Fonoaudiologia
description A Educação em Saúde no Ensino Superior tem sido objeto de muitos debates acerca da formação profissional em saúde. Portanto, há a discussão eminente acerca da utilização de novas metodologias de ensino a fim de formar profissionais em saúde, com habilidades e competências além do domínio técnico-científico, que sejam capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações em saúde para a população e, ao mesmo tempo, solucionar problemas. Para isso, metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, são utilizadas com o propósito de que estudantes da área da saúde adquiram o conhecimento de forma significativa e não meramente mecânica, como o ensino tradicional há muitos anos perpetra. Esse estudo tem como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional acerca dos temas Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Significativa dos últimos cinco anos. A maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e ainda, corrobora a necessidade de mudanças na educação em saúde no ensino superior. Além disso, a maioria das publicações se encontram no período de 2007 a 2009 e tem como eixo temático a Aprendizagem Baseada em Problemas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201416012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579628523520