Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández,Amparo Ygual
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mérida,José Francisco Cervera, Cunha,Vera Lúcia Orlandi, Batista,Andrea Oliveira, Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000300017
Resumo: TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
id CEFAC-1_a16f8279f600d3756e0fbdccf5a69ddb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000300017
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literaturaAvaliaçãoReabilitaçãoEscrita ManualTranstornos de AprendizagemTEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000300017Revista CEFAC v.12 n.3 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000056info:eu-repo/semantics/openAccessFernández,Amparo YgualMérida,José Francisco CerveraCunha,Vera Lúcia OrlandiBatista,Andrea OliveiraCapellini,Simone Aparecidapor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000300017Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2018-09-13T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
spellingShingle Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
Fernández,Amparo Ygual
Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
title_short Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_full Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_fullStr Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_full_unstemmed Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_sort Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
author Fernández,Amparo Ygual
author_facet Fernández,Amparo Ygual
Mérida,José Francisco Cervera
Cunha,Vera Lúcia Orlandi
Batista,Andrea Oliveira
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Mérida,José Francisco Cervera
Cunha,Vera Lúcia Orlandi
Batista,Andrea Oliveira
Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernández,Amparo Ygual
Mérida,José Francisco Cervera
Cunha,Vera Lúcia Orlandi
Batista,Andrea Oliveira
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
topic Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
description TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.3 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575388082176