Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández, Amparo Ygual
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mérida, José Francisco Cervera, Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP], Batista, Andrea Oliveira [UNESP], Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056
http://hdl.handle.net/11449/10718
Resumo: TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
id UNSP_a1ecfe547d6bd2b35230c8b45590d242
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10718
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literaturaEvaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature reviewAvaliaçãoReabilitaçãoEscrita ManualTranstornos de AprendizagemEvaluationRehabilitationHandwritingLearning DisordersTEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade de Valencia Faculdade de PsicologiaUniversidade Autônoma de BarcelonaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências MédicasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade de Valencia Faculdade de PsicologiaUniversidade Autônoma de BarcelonaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Fernández, Amparo YgualMérida, José Francisco CerveraCunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Batista, Andrea Oliveira [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:29Z2014-05-20T13:31:29Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article499-504application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1071810.1590/S1516-18462010005000056S1516-18462010000300017S1516-18462010000300017.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
Evaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature review
title Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
spellingShingle Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
Fernández, Amparo Ygual
Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
Evaluation
Rehabilitation
Handwriting
Learning Disorders
title_short Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_full Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_fullStr Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_full_unstemmed Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
title_sort Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
author Fernández, Amparo Ygual
author_facet Fernández, Amparo Ygual
Mérida, José Francisco Cervera
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Mérida, José Francisco Cervera
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Valencia Faculdade de Psicologia
Universidade Autônoma de Barcelona
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernández, Amparo Ygual
Mérida, José Francisco Cervera
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
Evaluation
Rehabilitation
Handwriting
Learning Disorders
topic Avaliação
Reabilitação
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
Evaluation
Rehabilitation
Handwriting
Learning Disorders
description TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
2014-05-20T13:31:29Z
2014-05-20T13:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/10718
10.1590/S1516-18462010005000056
S1516-18462010000300017
S1516-18462010000300017.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056
http://hdl.handle.net/11449/10718
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.
1516-1846
10.1590/S1516-18462010005000056
S1516-18462010000300017
S1516-18462010000300017.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 499-504
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128197000167424