Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056 http://hdl.handle.net/11449/10718 |
Resumo: | TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança. |
id |
UNSP_a1ecfe547d6bd2b35230c8b45590d242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10718 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literaturaEvaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature reviewAvaliaçãoReabilitaçãoEscrita ManualTranstornos de AprendizagemEvaluationRehabilitationHandwritingLearning DisordersTEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade de Valencia Faculdade de PsicologiaUniversidade Autônoma de BarcelonaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências MédicasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade de Valencia Faculdade de PsicologiaUniversidade Autônoma de BarcelonaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Fernández, Amparo YgualMérida, José Francisco CerveraCunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Batista, Andrea Oliveira [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:29Z2014-05-20T13:31:29Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article499-504application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1071810.1590/S1516-18462010005000056S1516-18462010000300017S1516-18462010000300017.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura Evaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature review |
title |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
spellingShingle |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura Fernández, Amparo Ygual Avaliação Reabilitação Escrita Manual Transtornos de Aprendizagem Evaluation Rehabilitation Handwriting Learning Disorders |
title_short |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
title_full |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
title_fullStr |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
title_sort |
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura |
author |
Fernández, Amparo Ygual |
author_facet |
Fernández, Amparo Ygual Mérida, José Francisco Cervera Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Batista, Andrea Oliveira [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mérida, José Francisco Cervera Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Batista, Andrea Oliveira [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Valencia Faculdade de Psicologia Universidade Autônoma de Barcelona Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernández, Amparo Ygual Mérida, José Francisco Cervera Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Batista, Andrea Oliveira [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Reabilitação Escrita Manual Transtornos de Aprendizagem Evaluation Rehabilitation Handwriting Learning Disorders |
topic |
Avaliação Reabilitação Escrita Manual Transtornos de Aprendizagem Evaluation Rehabilitation Handwriting Learning Disorders |
description |
TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 2014-05-20T13:31:29Z 2014-05-20T13:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056 Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010. 1516-1846 http://hdl.handle.net/11449/10718 10.1590/S1516-18462010005000056 S1516-18462010000300017 S1516-18462010000300017.pdf 9057316530389548 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056 http://hdl.handle.net/11449/10718 |
identifier_str_mv |
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010. 1516-1846 10.1590/S1516-18462010005000056 S1516-18462010000300017 S1516-18462010000300017.pdf 9057316530389548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
499-504 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEFAC Saúde e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
CEFAC Saúde e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128197000167424 |