Níveis de compreensão de leitura em escolares
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pró-fono (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000300005 |
Summary: | TEMA: importantes medidas de desempenho de leitura estão relacionadas com o quanto e como a criança compreende um texto. OBJETIVO: estudar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental em tarefas de compreensão de leitura, segundo as variáveis série e rede de ensino. MÉTODO: 160 escolares de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, foram triados e posteriormente avaliados por meio do reconto e respostas a questões sobre o texto. RESULTADOS: os escolares da rede particular apresentaram melhor desempenho nas questões relacionadas a informações implícitas do texto nas 5ªs e 6ªs séries quando comparados aos da rede pública. A análise geral do efeito da escolaridade mostrou, na tarefa de reconto, desempenho melhor das 6ªs séries quanto ao número de macroproposições presentes e desempenho pior das 5ªs séries quanto ao nível de compreensão alcançado, em ambas as redes de ensino. Os escolares de 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram melhor desempenho que os de 3ª nas respostas a questões explícitas. A 4ª série apresentou melhor desempenho nas questões implícitas que todas as outras séries, em ambas as redes. Estes resultados evidenciaram a influência dos diferentes textos utilizados em cada série. CONCLUSÃO: apenas nas 5ªs e 6ªs séries foi verificado melhor desempenho da rede particular em relação à pública, nas respostas a questões de conhecimento implícito. Todos os escolares mostraram ter alcançado algum nível de compreensão de leitura do texto. |
id |
PFPEF-1_b143490d670087b6468b1d478112f4d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-56872009000300005 |
network_acronym_str |
PFPEF-1 |
network_name_str |
Pró-fono (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Níveis de compreensão de leitura em escolaresAvaliaçãoLeituraCompreensãoTEMA: importantes medidas de desempenho de leitura estão relacionadas com o quanto e como a criança compreende um texto. OBJETIVO: estudar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental em tarefas de compreensão de leitura, segundo as variáveis série e rede de ensino. MÉTODO: 160 escolares de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, foram triados e posteriormente avaliados por meio do reconto e respostas a questões sobre o texto. RESULTADOS: os escolares da rede particular apresentaram melhor desempenho nas questões relacionadas a informações implícitas do texto nas 5ªs e 6ªs séries quando comparados aos da rede pública. A análise geral do efeito da escolaridade mostrou, na tarefa de reconto, desempenho melhor das 6ªs séries quanto ao número de macroproposições presentes e desempenho pior das 5ªs séries quanto ao nível de compreensão alcançado, em ambas as redes de ensino. Os escolares de 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram melhor desempenho que os de 3ª nas respostas a questões explícitas. A 4ª série apresentou melhor desempenho nas questões implícitas que todas as outras séries, em ambas as redes. Estes resultados evidenciaram a influência dos diferentes textos utilizados em cada série. CONCLUSÃO: apenas nas 5ªs e 6ªs séries foi verificado melhor desempenho da rede particular em relação à pública, nas respostas a questões de conhecimento implícito. Todos os escolares mostraram ter alcançado algum nível de compreensão de leitura do texto.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000300005Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.21 n.3 2009reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872009000300005info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Carolina Alves Ferreira deÁvila,Clara Regina Brandão deChiari,Brasília Mariapor2009-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872009000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2009-10-13T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
title |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
spellingShingle |
Níveis de compreensão de leitura em escolares Carvalho,Carolina Alves Ferreira de Avaliação Leitura Compreensão |
title_short |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
title_full |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
title_fullStr |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
title_full_unstemmed |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
title_sort |
Níveis de compreensão de leitura em escolares |
author |
Carvalho,Carolina Alves Ferreira de |
author_facet |
Carvalho,Carolina Alves Ferreira de Ávila,Clara Regina Brandão de Chiari,Brasília Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ávila,Clara Regina Brandão de Chiari,Brasília Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Carolina Alves Ferreira de Ávila,Clara Regina Brandão de Chiari,Brasília Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Leitura Compreensão |
topic |
Avaliação Leitura Compreensão |
description |
TEMA: importantes medidas de desempenho de leitura estão relacionadas com o quanto e como a criança compreende um texto. OBJETIVO: estudar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental em tarefas de compreensão de leitura, segundo as variáveis série e rede de ensino. MÉTODO: 160 escolares de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, foram triados e posteriormente avaliados por meio do reconto e respostas a questões sobre o texto. RESULTADOS: os escolares da rede particular apresentaram melhor desempenho nas questões relacionadas a informações implícitas do texto nas 5ªs e 6ªs séries quando comparados aos da rede pública. A análise geral do efeito da escolaridade mostrou, na tarefa de reconto, desempenho melhor das 6ªs séries quanto ao número de macroproposições presentes e desempenho pior das 5ªs séries quanto ao nível de compreensão alcançado, em ambas as redes de ensino. Os escolares de 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram melhor desempenho que os de 3ª nas respostas a questões explícitas. A 4ª série apresentou melhor desempenho nas questões implícitas que todas as outras séries, em ambas as redes. Estes resultados evidenciaram a influência dos diferentes textos utilizados em cada série. CONCLUSÃO: apenas nas 5ªs e 6ªs séries foi verificado melhor desempenho da rede particular em relação à pública, nas respostas a questões de conhecimento implícito. Todos os escolares mostraram ter alcançado algum nível de compreensão de leitura do texto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-56872009000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.21 n.3 2009 reponame:Pró-fono (Online) instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) instacron:PFPEF |
instname_str |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
instacron_str |
PFPEF |
institution |
PFPEF |
reponame_str |
Pró-fono (Online) |
collection |
Pró-fono (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@profono.com.br |
_version_ |
1754821083245051904 |