Riscos ocupacionais à saúde e voz de professores: especificidades das unidades de rede municipal de ensino
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100014 |
Resumo: | OBJETIVO: comparar as condições de trabalho, saúde e voz em professores de diferentes escolas municipais. MÉTODOS: participaram 165 professores, média de 37 anos, casados, predomínio de mulheres e escolaridade superior da rede municipal de ensino de uma cidade do estado de São Paulo, que responderam ao questionário proposto por Ferreira et al (2003), abrangendo questões sócio-demográficas, situação funcional, aspectos vocais e de saúde. As respostas dos docentes foram separadas por unidade escolar e submetidas à análise estatística. RESULTADOS: constatou-se diferença significante entre as escolas quanto à presença de local para descanso, fiscalização constante e facilidade para se ausentar da sala de aula, número de alunos por classe (<0,001), ruído (0,002), iluminação (<0,001), limpeza (0,001), higiene nos sanitários (0,002), poeira (0,001), tamanho da sala (0,020), suficiência de espaço em classe (0,005), comprometimento dos funcionários com a manutenção da escola (0,033) e temperatura (<0,001). As menções de alteração vocal variaram de 76,47% a 40%, sem significância nos professores das diferentes escolas. Os problemas de saúde foram diversificados com diferença significante apenas para incômodo a sons (0,036). CONCLUSÃO: há riscos ocupacionais específicos relacionados à organização e ambiente de trabalho, nas distintas unidades escolares, que interferem na voz e saúde dos docentes, cujo desvelamento subsidia o gestor na implantação de ações contextualizadas, visando promover ambiente saudável para toda comunidade escolar. |
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Riscos ocupacionais à saúde e voz de professores: especificidades das unidades de rede municipal de ensinoDistúrbios da VozDocentesRiscos OcupacionaisOBJETIVO: comparar as condições de trabalho, saúde e voz em professores de diferentes escolas municipais. MÉTODOS: participaram 165 professores, média de 37 anos, casados, predomínio de mulheres e escolaridade superior da rede municipal de ensino de uma cidade do estado de São Paulo, que responderam ao questionário proposto por Ferreira et al (2003), abrangendo questões sócio-demográficas, situação funcional, aspectos vocais e de saúde. As respostas dos docentes foram separadas por unidade escolar e submetidas à análise estatística. RESULTADOS: constatou-se diferença significante entre as escolas quanto à presença de local para descanso, fiscalização constante e facilidade para se ausentar da sala de aula, número de alunos por classe (<0,001), ruído (0,002), iluminação (<0,001), limpeza (0,001), higiene nos sanitários (0,002), poeira (0,001), tamanho da sala (0,020), suficiência de espaço em classe (0,005), comprometimento dos funcionários com a manutenção da escola (0,033) e temperatura (<0,001). As menções de alteração vocal variaram de 76,47% a 40%, sem significância nos professores das diferentes escolas. Os problemas de saúde foram diversificados com diferença significante apenas para incômodo a sons (0,036). CONCLUSÃO: há riscos ocupacionais específicos relacionados à organização e ambiente de trabalho, nas distintas unidades escolares, que interferem na voz e saúde dos docentes, cujo desvelamento subsidia o gestor na implantação de ações contextualizadas, visando promover ambiente saudável para toda comunidade escolar.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100014Revista CEFAC v.12 n.1 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009005000061info:eu-repo/semantics/openAccessServilha,Emilse Aparecida MerlinRuela,Isabela de Sousapor2010-03-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000100014Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-03-26T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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