Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barolli, Elisabeth
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bandeira, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237
Resumo: Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade.
id CENPEC-1_7c0a1b41bbf80191b04cc3a55719b604
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/237
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípiosQuality indicators in education: schools agendas directing municipalities’ educational policiesEducação. Autoavaliação.Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.Education.School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade.This article analyses an institutional self-evaluation methodology for schools: Indicadores da Qualidade na Educação and its contributions in participative processes to construct educational projects, the use of which has been recommended by Ação Educativa in a partnership with Undime and MEC. Indicadores’ main purpose is the participation of the school community in the battle for improving education quality. Analysis will be made considering challenges in the education field: participation in educational processes; school assessment and legitimacy before those in charge for decision-making. Based on one experiment we can conclude that the above mentioned material is potentially effective in its capacity to increase dialogue between schools and educational systems’ departments and that it legitimizes and supports claims towards central instances for necessary conditions for a better quality education.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBarolli, ElisabethBandeira, Claudia2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23710.18676/cadernoscenpec.v3i2.237Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237/248info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:02:26Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/237Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:02:26Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
Quality indicators in education: schools agendas directing municipalities’ educational policies

title Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
spellingShingle Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
Barolli, Elisabeth
Educação. Autoavaliação.
Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.
Education.
School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.
title_short Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
title_full Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
title_fullStr Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
title_full_unstemmed Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
title_sort Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
author Barolli, Elisabeth
author_facet Barolli, Elisabeth
Bandeira, Claudia
author_role author
author2 Bandeira, Claudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Barolli, Elisabeth
Bandeira, Claudia
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Autoavaliação.
Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.
Education.
School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.
topic Educação. Autoavaliação.
Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.
Education.
School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.
description Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.237
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237/248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072600477696