Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237 |
Resumo: | Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade. |
id |
CENPEC-1_7c0a1b41bbf80191b04cc3a55719b604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/237 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípiosQuality indicators in education: schools agendas directing municipalities’ educational policiesEducação. Autoavaliação.Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.Education.School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade.This article analyses an institutional self-evaluation methodology for schools: Indicadores da Qualidade na Educação and its contributions in participative processes to construct educational projects, the use of which has been recommended by Ação Educativa in a partnership with Undime and MEC. Indicadores’ main purpose is the participation of the school community in the battle for improving education quality. Analysis will be made considering challenges in the education field: participation in educational processes; school assessment and legitimacy before those in charge for decision-making. Based on one experiment we can conclude that the above mentioned material is potentially effective in its capacity to increase dialogue between schools and educational systems’ departments and that it legitimizes and supports claims towards central instances for necessary conditions for a better quality education.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBarolli, ElisabethBandeira, Claudia2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23710.18676/cadernoscenpec.v3i2.237Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237/248info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:02:26Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/237Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:02:26Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios Quality indicators in education: schools agendas directing municipalities’ educational policies |
title |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
spellingShingle |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios Barolli, Elisabeth Educação. Autoavaliação. Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais. Education. School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects. |
title_short |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
title_full |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
title_fullStr |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
title_full_unstemmed |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
title_sort |
Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios |
author |
Barolli, Elisabeth |
author_facet |
Barolli, Elisabeth Bandeira, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth Bandeira, Claudia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Autoavaliação. Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais. Education. School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects. |
topic |
Educação. Autoavaliação. Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais. Education. School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects. |
description |
Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.237 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/237/248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v3i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072600477696 |