Educação na cidade:responsabilidade contemporânea e solidariedade institucional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aderoqui, Silvia S.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/144
Resumo: O texto trata da cidade enquanto espaço de educação. Para tanto, levanta três questões: porque faz falta conhecer a cidade, para que é necessário que os imaginários privados coincidam com as explicações públicas e o que falta para que isso aconteça. O tema educação e cidade nos remete a um vínculo obrigatório com a educação do cidadão. A cidade é, ao mesmo tempo, um conteúdo a aprender; um meio ou contexto, no qual se aprende; um agente, do qual se aprende. Aprender sobre a cidade implica conhecê-la. A expressão “aprender na cidade” se refere à cidade como contexto ou meio educativo. Aprender “sobre a cidade” implica compreendê-la como um transmissor denso, mutante, diversificado em informação e cultura. Destaca que toda cidade é educativa, mas se converte em educadora ao assumir esse compromisso, quando os responsáveis pelo governo decidem que aquilo os cidadãos recebem seja somado e não subtraído. Cidade educadora é aquela que assume o compromisso de planejar e reunir todos os estímulos educativos nela existentes. A educação tem um lugar fundamental na construção de valores e atitudes das pessoas, o que é sinônimo de intencionalidades e propósitos educativos. Inúmeras instituições, bem como a cidade, têm responsabilidades com a educação dos cidadãos. O artigo conclui que a cidade contemporânea tem uma demanda e uma necessidade de educação. Extrapolar o escolar pressupõe que as instituições da cidade, governamentais ou não, assumam sua função educadora. Diante da pouca participação política, da violência e da insegurança em nossas cidades, do espaço dos fluxos da sociedade informacional, será possível construir cidadania na participação e apropriação, na cidade como direito e direito à cidade, por meio do conhecimento e da cidade que educa? Se diariamente pudermos assumir nossa responsabilidade geradora de transmissão de conhecimentos e da solidariedade institucional que tal empreendimento requer, talvez essas questões sejam respondidas.
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spelling Educação na cidade:responsabilidade contemporânea e solidariedade institucional.Education in the City: Contemporary Responsibility and Institutional SolidarityCidade educadora; Educação e cidade; Aprender na cidade.Educating city; Education and the city; Learning in the city.O texto trata da cidade enquanto espaço de educação. Para tanto, levanta três questões: porque faz falta conhecer a cidade, para que é necessário que os imaginários privados coincidam com as explicações públicas e o que falta para que isso aconteça. O tema educação e cidade nos remete a um vínculo obrigatório com a educação do cidadão. A cidade é, ao mesmo tempo, um conteúdo a aprender; um meio ou contexto, no qual se aprende; um agente, do qual se aprende. Aprender sobre a cidade implica conhecê-la. A expressão “aprender na cidade” se refere à cidade como contexto ou meio educativo. Aprender “sobre a cidade” implica compreendê-la como um transmissor denso, mutante, diversificado em informação e cultura. Destaca que toda cidade é educativa, mas se converte em educadora ao assumir esse compromisso, quando os responsáveis pelo governo decidem que aquilo os cidadãos recebem seja somado e não subtraído. Cidade educadora é aquela que assume o compromisso de planejar e reunir todos os estímulos educativos nela existentes. A educação tem um lugar fundamental na construção de valores e atitudes das pessoas, o que é sinônimo de intencionalidades e propósitos educativos. Inúmeras instituições, bem como a cidade, têm responsabilidades com a educação dos cidadãos. O artigo conclui que a cidade contemporânea tem uma demanda e uma necessidade de educação. Extrapolar o escolar pressupõe que as instituições da cidade, governamentais ou não, assumam sua função educadora. Diante da pouca participação política, da violência e da insegurança em nossas cidades, do espaço dos fluxos da sociedade informacional, será possível construir cidadania na participação e apropriação, na cidade como direito e direito à cidade, por meio do conhecimento e da cidade que educa? Se diariamente pudermos assumir nossa responsabilidade geradora de transmissão de conhecimentos e da solidariedade institucional que tal empreendimento requer, talvez essas questões sejam respondidas.This text discusses the city as a space for education. To do this, it raises three questions: why there is a lack of knowledge of the city, why it is necessary that private imagination coincides with public explanation, and what is missing for this to happen. The education and city topic brings us to a necessary connection with education of the citizen. The city is at the same time a content to be learned; a medium or context, where learning is done; and an agent, from whom learning is received. Learning about the city implies in knowing it. The expression "learn in the city" refers to the city as an educational means or context. Learning "about the city" implies in understanding it as a dense, changing broadcaster that is diversified in information and culture. It is noted that the city is educational; yet, it becomes and educator by taking on this commitment, when those responsible for the government decide that what citizens receive is to be added and not subtracted. An educating city is one that undertakes a commitment to plan and gather all of the educational stimuli that exists in it. Education has a fundamental place in constructing people's values and attitudes, which is synonymous with educational proposals and intentions. Countless institutions, as well as the city, have responsibilities to education of citizens. The paper concludes that the contemporary city has a demand and a need for education. Extrapolating academics presupposes that the city's institutions, both governmental and non-governmental, will assume their educational function. Faced with little political participation, with the violence and insecurity in our cities, and with space for informational society flows, will it be possible to build citizenship on participation and appropriation, on the city as a right and the right to the city, through knowledge and the city that educates? If we can take on our responsibility every day, giving rise to the broadcast of knowledge and institutional solidarity that such an undertaking requires, perhaps these questions will be answered.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAderoqui, Silvia S.2006-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/14410.18676/cadernoscenpec.v1i1.144Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidadeCadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:28:43Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/144Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:28:43Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
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