Qual cidade educadora queremos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernando José de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barros, Âmbar de, Nogueira, Marco Aurélio, Rocha, Selma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/143
Resumo: Neste debate, mediado por Fernando Almeida, cada um dos convidados apresenta seu olhar e suas preocupações, destacando o papel dos protagonistas – alunos, professores, pais, comunidade – na construção de um processo educativo que privilegie a criação e a transmissão de conhecimento e permita a inserção e a convivência das várias faixas etárias. Os profissionais chamados para debater esse assunto têm diferentes perfis e experiências. Fernando Almeida e Selma Rocha vêm de uma experiência direta com a administração pública. Ambos trazem uma indignação produtiva que nos remete para a transformação. A jornalista Âmbar de Barros nos leva à origem das Cidades Educadoras ao apresentar o percurso que a Unesco realizou desde seu começo até as definições atuais de defesa da descentralização da política educacional, da total interação entre a escola e comunidade, inclusive com sua abertura nos fins de semana. Marco Aurélio Nogueira destaca que precisamos conhecer o universo cognitivo dos jovens e ajudar a melhorar a imagem da escola pública. O segundo momento do debate, que aconteceu a partir das falar dos conferencistas e das perguntas enviadas pela platéia, pode ser agrupado em quatro questionamentos: caminhos para a implementação de uma boa governança da educação dos municípios; a possibilidade de planejar uma cidade educadora sem resolver as questões de distribuição de renda e do problema social existentes nos espaços urbanos brasileiros; o problema da escola com muitos alunos e educação sem qualidade; maneiras da cidade educadora superar e transformar a situação atual.
id CENPEC-1_af34b4f31264646cc45a7089a78b66f5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/143
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Qual cidade educadora queremos?What educating city do we want?Educação e cidade; Cidade educadora; Políticas educacionais.Education and the city; Educating city; Educational policies.Neste debate, mediado por Fernando Almeida, cada um dos convidados apresenta seu olhar e suas preocupações, destacando o papel dos protagonistas – alunos, professores, pais, comunidade – na construção de um processo educativo que privilegie a criação e a transmissão de conhecimento e permita a inserção e a convivência das várias faixas etárias. Os profissionais chamados para debater esse assunto têm diferentes perfis e experiências. Fernando Almeida e Selma Rocha vêm de uma experiência direta com a administração pública. Ambos trazem uma indignação produtiva que nos remete para a transformação. A jornalista Âmbar de Barros nos leva à origem das Cidades Educadoras ao apresentar o percurso que a Unesco realizou desde seu começo até as definições atuais de defesa da descentralização da política educacional, da total interação entre a escola e comunidade, inclusive com sua abertura nos fins de semana. Marco Aurélio Nogueira destaca que precisamos conhecer o universo cognitivo dos jovens e ajudar a melhorar a imagem da escola pública. O segundo momento do debate, que aconteceu a partir das falar dos conferencistas e das perguntas enviadas pela platéia, pode ser agrupado em quatro questionamentos: caminhos para a implementação de uma boa governança da educação dos municípios; a possibilidade de planejar uma cidade educadora sem resolver as questões de distribuição de renda e do problema social existentes nos espaços urbanos brasileiros; o problema da escola com muitos alunos e educação sem qualidade; maneiras da cidade educadora superar e transformar a situação atual.n this debate mediated by Fernando Almeida, each of the panel members presents their views and concerns, highlighting the role of protagonists - students, teachers, parents, the community – in building an educational process that prioritizes creation and transmission of knowledge and allows for insertion of and coexistence among various age groups. The professionals called on to debate this issue have different profiles and experiences. Fernando Almeida and Selma Rocha come from direct experience with public administration. Both offer a productive indignation that leads to transformation. Journalist Âmbar de Barros takes us to the origin of the Educating Cities with her presentation of the journey that Unesco has made since it started, up to current definitions defending decentralization of educational policy and of total interaction between school and community, including its opening on weekends. Marco Aurélio Nogueira underscores that we need to be familiar with the cognitive world of young people and help to improve the image of public schooling. The second phase of the debate, which happened based on the conference-goers comments and the questions asked by the audience, can be grouped into four lines of questioning: paths for implementing good governance of municipal education; the chance of planning an educating city without resolving existing matters of income distribution and the social problem in Brazil's urban spaces; the problem of overcrowding in schools and lack of quality in education; ways for the educating city to overcame and transform the current situation. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAlmeida, Fernando José deBarros, Âmbar deNogueira, Marco AurélioRocha, Selma2006-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/14310.18676/cadernoscenpec.v1i1.143Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidadeCadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/143/175info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:28:43Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/143Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:28:43Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual cidade educadora queremos?
What educating city do we want?
title Qual cidade educadora queremos?
spellingShingle Qual cidade educadora queremos?
Almeida, Fernando José de
Educação e cidade; Cidade educadora; Políticas educacionais.
Education and the city; Educating city; Educational policies.
title_short Qual cidade educadora queremos?
title_full Qual cidade educadora queremos?
title_fullStr Qual cidade educadora queremos?
title_full_unstemmed Qual cidade educadora queremos?
title_sort Qual cidade educadora queremos?
author Almeida, Fernando José de
author_facet Almeida, Fernando José de
Barros, Âmbar de
Nogueira, Marco Aurélio
Rocha, Selma
author_role author
author2 Barros, Âmbar de
Nogueira, Marco Aurélio
Rocha, Selma
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
Barros, Âmbar de
Nogueira, Marco Aurélio
Rocha, Selma
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação e cidade; Cidade educadora; Políticas educacionais.
Education and the city; Educating city; Educational policies.
topic Educação e cidade; Cidade educadora; Políticas educacionais.
Education and the city; Educating city; Educational policies.
description Neste debate, mediado por Fernando Almeida, cada um dos convidados apresenta seu olhar e suas preocupações, destacando o papel dos protagonistas – alunos, professores, pais, comunidade – na construção de um processo educativo que privilegie a criação e a transmissão de conhecimento e permita a inserção e a convivência das várias faixas etárias. Os profissionais chamados para debater esse assunto têm diferentes perfis e experiências. Fernando Almeida e Selma Rocha vêm de uma experiência direta com a administração pública. Ambos trazem uma indignação produtiva que nos remete para a transformação. A jornalista Âmbar de Barros nos leva à origem das Cidades Educadoras ao apresentar o percurso que a Unesco realizou desde seu começo até as definições atuais de defesa da descentralização da política educacional, da total interação entre a escola e comunidade, inclusive com sua abertura nos fins de semana. Marco Aurélio Nogueira destaca que precisamos conhecer o universo cognitivo dos jovens e ajudar a melhorar a imagem da escola pública. O segundo momento do debate, que aconteceu a partir das falar dos conferencistas e das perguntas enviadas pela platéia, pode ser agrupado em quatro questionamentos: caminhos para a implementação de uma boa governança da educação dos municípios; a possibilidade de planejar uma cidade educadora sem resolver as questões de distribuição de renda e do problema social existentes nos espaços urbanos brasileiros; o problema da escola com muitos alunos e educação sem qualidade; maneiras da cidade educadora superar e transformar a situação atual.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/143
10.18676/cadernoscenpec.v1i1.143
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/143
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i1.143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/143/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072740986880