A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220 |
Resumo: | A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação. |
id |
CESGRAN-1_0d8186bc1a5b53a55dde3bfc67a582a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/220 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professoresAvaliação; Avaliação de escolasLideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.Fundação CesgranrioUniversidade LusofonaLourenco, Jose AugustoBettencourt, Maria Beatriz Gomes2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/22010.22347/2175-2753v6i17.220Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 99-1172175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf_1EuropaCronologicaAleatoriaDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/220Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
title |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
spellingShingle |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores Lourenco, Jose Augusto Avaliação; Avaliação de escolas Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”. |
title_short |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
title_full |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
title_fullStr |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
title_full_unstemmed |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
title_sort |
A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores |
author |
Lourenco, Jose Augusto |
author_facet |
Lourenco, Jose Augusto Bettencourt, Maria Beatriz Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Bettencourt, Maria Beatriz Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Lusofona |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenco, Jose Augusto Bettencourt, Maria Beatriz Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Avaliação de escolas Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”. |
topic |
Avaliação; Avaliação de escolas Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”. |
description |
A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220 10.22347/2175-2753v6i17.220 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i17.220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa Cronologica Aleatoria |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 99-117 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673109323776 |