A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenco, Jose Augusto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bettencourt, Maria Beatriz Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220
Resumo: A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.
id CESGRAN-1_0d8186bc1a5b53a55dde3bfc67a582a9
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/220
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professoresAvaliação; Avaliação de escolasLideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.Fundação CesgranrioUniversidade LusofonaLourenco, Jose AugustoBettencourt, Maria Beatriz Gomes2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/22010.22347/2175-2753v6i17.220Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 99-1172175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf_1EuropaCronologicaAleatoriaDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/220Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
title A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
spellingShingle A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
Lourenco, Jose Augusto
Avaliação; Avaliação de escolas
Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.
title_short A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
title_full A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
title_fullStr A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
title_full_unstemmed A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
title_sort A Lideranca das Escolas: Avaliação externa e percepcoes dos professores
author Lourenco, Jose Augusto
author_facet Lourenco, Jose Augusto
Bettencourt, Maria Beatriz Gomes
author_role author
author2 Bettencourt, Maria Beatriz Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Lusofona
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenco, Jose Augusto
Bettencourt, Maria Beatriz Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Avaliação de escolas
Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.
topic Avaliação; Avaliação de escolas
Lideranca escolar. Lideranca transformacional. “Leadership Practices Inventory”.
description A pesquisa incide sobre a lideranca das escolas públicas portuguesas que, na avaliação externa (AE) das escolas, foi a area melhor classificada, obtendo “Muito Bom” em um terco das escolas. A pesquisa questionou estas classificacoes, confrontando-as com as percepcoes dos professores sobre as práticas dos seus lideres. Para tal, foi aplicado, a professores de 13 escolas, o questionario “Leadership Practices Inventory – Observer”, de Kouzes e Posner, baseado na teoria da lideranca transformacional. Verificou-se que, por um lado, as percepcoes dos professores corroboram a AE, no que respeita à existencia de diferenca, estatisticamente significativa, entre as práticas transformacionais das liderancas melhor e pior classificadas. Por outro lado, o estudo indicia que as atuais liderancas escolares, mesmo as melhores, tem caracteristicas pouco transformacionais e sao, assim, pouco capazes de exercer efetiva lideranca pedagogica. De fato, segundo a percepcao dos professores, práticas relativas a “inspirar uma visao conjunta” sao pouco expressivas nos lideres escolares, apesar de fulcrais para a eficácia da sua ação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220
10.22347/2175-2753v6i17.220
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i17.220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/220/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa
Cronologica
Aleatoria
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 99-117
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673109323776