O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firme, Thereza Penna
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Letichevsky, Ana Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79
Resumo: Meta-Avaliação é a avaliação da avaliação. O presente trabalho descreve o processo de meta-avaliação conduzido numa instituição universitária (Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil) pela Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, Brasil, sendo o foco da meta-avaliação a auto-avaliação da referida instituição. O princípio desencadeador da tarefa foi o entendimento da meta-avaliação como atividade crucial para assegurar a integridade de uma avaliação, desde a sua concepção até seus resultados. Nesse sentido, a meta-avaliação verificou até que ponto a auto-avaliação em questão correspondeu às quatro categorias de standards ou padrões de programas avaliativos (Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation, 1994) em termos de utilidade (atendendo às necessidades de informação dos interessados), viabilidade (sendo realística, prudente, diplomática e simples), ética (sendo legal e ética) e precisão (revelando de forma técnica e adequada informações sobre como o julgamento de mérito e de relevância foram feitos). Tais padrões foram verificados ao longo da avaliação em curso (meta-avaliação formativa) e ao final (meta-avaliação somativa). Os passos metodológicos (Stufflebeam, 2000) incluíram a interação inicial com os envolvidos e interessados na missão, a escolha de uma equipe qualificada para a condução do processo, a definição das questões de meta-avaliação, o acordo quanto os padrões de julgamento da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva, a elaboração do contrato de meta-avaliação, a coleta e revisão da informação acessível e necessária, a análise e interpretação de informações quantitativas e qualitativas à luz dos padrões, a elaboração de informes e a colaboração, junto à instituição-cliente e aos interessados em geral, na interpretação e aplicação de resultados. Tão importante quanto a constatação do sucesso na execução da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva foi o fortalecimento da capacidade avaliativa entre os envolvidos, através de uma abordagem inovadora de empowerment (Fetterman, 2001) assegurada ao longo de toda a missão - um resultado que emerge como um dos maiores desafios da avaliação no século XXI.    
id CESGRAN-1_1b1d96075b03ef1e6980520551ec6f09
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/79
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-AvaliaçãoEl Desarrollo de la Capacidad de Evaluacion en el Siglo XXI: enfrentando el desafio a traves de la metaevaluacionThe Evaluation Capacity Development in the XXI Century: facing the challenge through the meta-evaluationMeta-avaliação; Meta-avaliação-informativa; Meta-avaliação-somativa; Avaliação; Padroes; Criterios; Avaliação Institucional; Capacitação em avaliação; Merito; Relevância; Principios do avaliadorMetaevaluacion; Metaevaluacion-informativa; MetaevaluacionMetaevaluation; Formative metaevaluation; Evaluation; Standads; Institutional evaluation; Evaluation capacity; Empowerment; Merit; Worth; Guilding PrinciplesMeta-Avaliação é a avaliação da avaliação. O presente trabalho descreve o processo de meta-avaliação conduzido numa instituição universitária (Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil) pela Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, Brasil, sendo o foco da meta-avaliação a auto-avaliação da referida instituição. O princípio desencadeador da tarefa foi o entendimento da meta-avaliação como atividade crucial para assegurar a integridade de uma avaliação, desde a sua concepção até seus resultados. Nesse sentido, a meta-avaliação verificou até que ponto a auto-avaliação em questão correspondeu às quatro categorias de standards ou padrões de programas avaliativos (Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation, 1994) em termos de utilidade (atendendo às necessidades de informação dos interessados), viabilidade (sendo realística, prudente, diplomática e simples), ética (sendo legal e ética) e precisão (revelando de forma técnica e adequada informações sobre como o julgamento de mérito e de relevância foram feitos). Tais padrões foram verificados ao longo da avaliação em curso (meta-avaliação formativa) e ao final (meta-avaliação somativa). Os passos metodológicos (Stufflebeam, 2000) incluíram a interação inicial com os envolvidos e interessados na missão, a escolha de uma equipe qualificada para a condução do processo, a definição das questões de meta-avaliação, o acordo quanto os padrões de julgamento da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva, a elaboração do contrato de meta-avaliação, a coleta e revisão da informação acessível e necessária, a análise e interpretação de informações quantitativas e qualitativas à luz dos padrões, a elaboração de informes e a colaboração, junto à instituição-cliente e aos interessados em geral, na interpretação e aplicação de resultados. Tão importante quanto a constatação do sucesso na execução da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva foi o fortalecimento da capacidade avaliativa entre os envolvidos, através de uma abordagem inovadora de empowerment (Fetterman, 2001) assegurada ao longo de toda a missão - um resultado que emerge como um dos maiores desafios da avaliação no século XXI.    Metaevaluación es la evaluación de la evaluación. Este trabajo describe el proceso de metaevaluación  realizado en una institución universitaria (Centro Universitario Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil) por la Fundación Cesgranrio, Río de Janeiro, Brasil, siendo el foco de la metaevaluación la autoevaluación de la referida institución. El principio que originó esta investigación fue el comprender la metaevaluación como una actividad crucial para asegurar la integridad de una evaluación, desde su concepción hasta sus resultados. Desde esta perspectiva, la metaevaluación verificó hasta qué extremo la autoevaluación en cuestión correspondía a las cuatro categorías de standards o patrones de programas evaluadores (Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation, 1994) en el sentido de utilidad (atiende a las necesidades de información de los interesados), viabilidad (ser realística, prudente, diplomática y simple), ética (ser legal y ética) y precisión (revelar de forma técnica y adecuada informaciónes sobre la forma en que se realizaron el juicio del mérito y la relevancia). Tales normas se verificaron a lo largo de la evaluación en curso (metaevaluación formativa) y al final (metaevaluación sumatoria). Los pasos metodológicos (STUFFLEBEAM, 2000) incluyeron la interacción inicial junto con aquellos relacionados e interesados en la meta, la elección de un equipo calificado para la conducción del proceso, la definición de las cuestiones de metaevaluación, el acuerdo  sobre las normas de juicio sobre la evaluación del Centro Universitario Newton Paiva, la elaboración del contrato de metaevaluación, la colecta y la revisión de la información accesible y necesaria, el análisis y la  interpretación de informaciónes cuantitativas y cualitativas que satisfacen las normas, la elaboración de informes y la colaboración, junto con la institución-cliente y los interesados, en general, en la interpretación y aplicación de resultados. La constatación del éxito en la ejecución de la evaluación del Centro Universitario Newton Paiva fue tan importante como el fortalecimiento de la capacidad evaluadora entre los involucrados, a través de un abordaje innovador de empowerment (FETTERMAN, 2001) confirmando a través de toda la misión  un resultado que emerge como uno de los mayores desafíos de la evaluación en el siglo XXI.Metaevaluation is evaluation of an evaluation (Stufflebean & Shinkfield, 1985). This paper desribes the metaevaluation conducted by the Cesgranrio Foundation, Rio de Janeiro, Brazil, which focused on the self-evaluation conduted by Newton Paiva University Center in Minas Gerais, Brazil. In seeking to assure the integrity of the Newton Paiva University Center evaluation from conception to results, the metaevaluation verified how far the four Program Evaluation Categories of Standards (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, 1994) were met in the Newton Paiva University Center evaluation - utility (serving user needs), feasibility (being realistic, prudent, diplomatic and fugal); propriety (legal and ethical implementation); and accuracy (revealing technically adequate information about how merit and worth judgments were made). The verification was carried out throughout its process (formative metaevaluation) and again at its conclusion (summative metaevaluation). The methodological steps (Stufflebean, 2000) included: initial interations with pertinent stakeholders; organizing a qualified metaevaluation team; formulating metaevaluative questions; agreeing on standards to judge the Newton Paiva University Center evaluation; framing the metaevaluation contract; collecting and reviewing avalible and addicional information; applying the standards to analyse and interpret (qualitative and quantitative) information; preparing and submitting reports; and helping the client and other stakeholders interpret and use results. An outcome just as important as the success of the Newton Paiva University Center evaluation was strengtheningt the evaluation capacity of its stakeholders - the foremost challenge posed for evaluation in the 21th century - by following an empowerment (Fetterman, 2001) approach  througthout the process.    Fundação CesgranrioFirme, Thereza PennaLetichevsky, Ana Carolina2010-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/7910.22347/2175-2753v2i5.79Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 180-1952175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79/86https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79/94BrasilBrasilBrasilDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-27T16:23:09Zoai:ojs.localhost:article/79Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-27T16:23:09Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
El Desarrollo de la Capacidad de Evaluacion en el Siglo XXI: enfrentando el desafio a traves de la metaevaluacion
The Evaluation Capacity Development in the XXI Century: facing the challenge through the meta-evaluation
title O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
spellingShingle O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
Firme, Thereza Penna
Meta-avaliação; Meta-avaliação-informativa; Meta-avaliação-somativa; Avaliação; Padroes; Criterios; Avaliação Institucional; Capacitação em avaliação; Merito; Relevância; Principios do avaliador
Metaevaluacion; Metaevaluacion-informativa; Metaevaluacion
Metaevaluation; Formative metaevaluation; Evaluation; Standads; Institutional evaluation; Evaluation capacity; Empowerment; Merit; Worth; Guilding Principles
title_short O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
title_full O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
title_fullStr O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
title_full_unstemmed O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
title_sort O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no Seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da Meta-Avaliação
author Firme, Thereza Penna
author_facet Firme, Thereza Penna
Letichevsky, Ana Carolina
author_role author
author2 Letichevsky, Ana Carolina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Firme, Thereza Penna
Letichevsky, Ana Carolina
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Meta-avaliação; Meta-avaliação-informativa; Meta-avaliação-somativa; Avaliação; Padroes; Criterios; Avaliação Institucional; Capacitação em avaliação; Merito; Relevância; Principios do avaliador
Metaevaluacion; Metaevaluacion-informativa; Metaevaluacion
Metaevaluation; Formative metaevaluation; Evaluation; Standads; Institutional evaluation; Evaluation capacity; Empowerment; Merit; Worth; Guilding Principles
topic Meta-avaliação; Meta-avaliação-informativa; Meta-avaliação-somativa; Avaliação; Padroes; Criterios; Avaliação Institucional; Capacitação em avaliação; Merito; Relevância; Principios do avaliador
Metaevaluacion; Metaevaluacion-informativa; Metaevaluacion
Metaevaluation; Formative metaevaluation; Evaluation; Standads; Institutional evaluation; Evaluation capacity; Empowerment; Merit; Worth; Guilding Principles
description Meta-Avaliação é a avaliação da avaliação. O presente trabalho descreve o processo de meta-avaliação conduzido numa instituição universitária (Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil) pela Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, Brasil, sendo o foco da meta-avaliação a auto-avaliação da referida instituição. O princípio desencadeador da tarefa foi o entendimento da meta-avaliação como atividade crucial para assegurar a integridade de uma avaliação, desde a sua concepção até seus resultados. Nesse sentido, a meta-avaliação verificou até que ponto a auto-avaliação em questão correspondeu às quatro categorias de standards ou padrões de programas avaliativos (Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation, 1994) em termos de utilidade (atendendo às necessidades de informação dos interessados), viabilidade (sendo realística, prudente, diplomática e simples), ética (sendo legal e ética) e precisão (revelando de forma técnica e adequada informações sobre como o julgamento de mérito e de relevância foram feitos). Tais padrões foram verificados ao longo da avaliação em curso (meta-avaliação formativa) e ao final (meta-avaliação somativa). Os passos metodológicos (Stufflebeam, 2000) incluíram a interação inicial com os envolvidos e interessados na missão, a escolha de uma equipe qualificada para a condução do processo, a definição das questões de meta-avaliação, o acordo quanto os padrões de julgamento da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva, a elaboração do contrato de meta-avaliação, a coleta e revisão da informação acessível e necessária, a análise e interpretação de informações quantitativas e qualitativas à luz dos padrões, a elaboração de informes e a colaboração, junto à instituição-cliente e aos interessados em geral, na interpretação e aplicação de resultados. Tão importante quanto a constatação do sucesso na execução da avaliação do Centro Universitário Newton Paiva foi o fortalecimento da capacidade avaliativa entre os envolvidos, através de uma abordagem inovadora de empowerment (Fetterman, 2001) assegurada ao longo de toda a missão - um resultado que emerge como um dos maiores desafios da avaliação no século XXI.    
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-20
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79
10.22347/2175-2753v2i5.79
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v2i5.79
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
language spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79/86
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79/94
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


Brasil


Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 180-195
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672672067584