Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixao, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Bonifacio Chaves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794
Resumo: Com o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação.
id CESGRAN-1_36e0da7f2e9cab2cba7f0dea7c0a144b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/794
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetivaAvaliaçãoCom o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação.Fundação CesgranrioPaixao, Roberto BrazileiroAlmeida, Bonifacio Chaves de2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79410.22347/2175-2753v8i22.794Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 48-682175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:54Zoai:ojs.localhost:article/794Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:54Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
title Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
spellingShingle Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
Paixao, Roberto Brazileiro
Avaliação
title_short Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
title_full Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
title_fullStr Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
title_full_unstemmed Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
title_sort Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
author Paixao, Roberto Brazileiro
author_facet Paixao, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifacio Chaves de
author_role author
author2 Almeida, Bonifacio Chaves de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixao, Roberto Brazileiro
Almeida, Bonifacio Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
topic Avaliação
description Com o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794
10.22347/2175-2753v8i22.794
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v8i22.794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 48-68
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673191112704