Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação. |
id |
CESGRAN-1_36e0da7f2e9cab2cba7f0dea7c0a144b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/794 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetivaAvaliaçãoCom o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação.Fundação CesgranrioPaixao, Roberto BrazileiroAlmeida, Bonifacio Chaves de2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79410.22347/2175-2753v8i22.794Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 48-682175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T14:38:54Zoai:ojs.localhost:article/794Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T14:38:54Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
title |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
spellingShingle |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva Paixao, Roberto Brazileiro Avaliação |
title_short |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
title_full |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
title_fullStr |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
title_full_unstemmed |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
title_sort |
Avaliação docente pelo discente: analise das percepcoes de utilização ideal e efetiva |
author |
Paixao, Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixao, Roberto Brazileiro Almeida, Bonifacio Chaves de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Bonifacio Chaves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixao, Roberto Brazileiro Almeida, Bonifacio Chaves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação |
topic |
Avaliação |
description |
Com o objetivo de analisar a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva dos professores do IFBA acerca da avaliação do docente pelos discentes como fonte informaciónal utilizavel na melhoria de suas práticas pedagogicas foi realizada uma pesquisa com 240 professores das carreiras de magisterio de ensino superior e de ensino basico, tecnico e tecnologico do Ifba, metodologicamente caracterizada como descritiva de levantamento (survey) de cunho quantitativo. Supoe-se, primeiramente, nao existir diferencas significativas entre a percepcao de utilização ideal e a percepcao de utilização efetiva no que tange à avaliação do docente feita pelo aluno como melhoria das práticas pedagogicas. Os resultados, obtidos por meio do teste dos postos com sinais de Wilcoxon, apontam para uma diferenca significativa entre a percepcao de utilização ideal de empregabilidade da avaliação do docente realizada pelos alunos e a percepcao de utilização efetiva dessa avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794 10.22347/2175-2753v8i22.794 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v8i22.794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/794/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 8, n. 22 (2016): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 48-68 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673191112704 |