School evaluation and organizational development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/40 |
Resumo: | Based on a framework that derives from strategic analysis and action sociology, this paper discusses the concepts of evaluation performance, organizational development and quality of education. It highlights the political nature of the external evaluation of schools and its dependence on the values and logic of the actions of actors responsible for its promotion and execution. This paper also shows how policies for the promotion of external evaluation are being developed in different European countries and how meaningful they are in terms of the evolution of western societies. Furthermore, it points out aspects of this "evaluative reconfiguration" in the recent development of educational policies in Portugal. |
id |
CESGRAN-1_49d9618c46d7167727861c594d578d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/40 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
School evaluation and organizational developmentEvaluacion y desarrollo organizacional de la escuelaAvaliação e desenvolvimento organizacional da escolaEducational evaluation; Action sociology; Organizational sociology; Educational policies; Teacher educationEvaluacion educacional; Sociologia de la accion; Sociologia organizacional; Politicas educativas; Formacion de maestros y profesoresAvaliação educacional; Sociologia da ação; Sociologia organizacional; Politicas educacionais; Formação de professoresBased on a framework that derives from strategic analysis and action sociology, this paper discusses the concepts of evaluation performance, organizational development and quality of education. It highlights the political nature of the external evaluation of schools and its dependence on the values and logic of the actions of actors responsible for its promotion and execution. This paper also shows how policies for the promotion of external evaluation are being developed in different European countries and how meaningful they are in terms of the evolution of western societies. Furthermore, it points out aspects of this "evaluative reconfiguration" in the recent development of educational policies in Portugal.Basado en la perspectiva derivada del analisis estrategico y de la sociologia de la accion, este trabajo discute los conceptos de evaluacion de rendimiento, desarrollo organizacional y calidad de la educacion, destacando la natureza politica de la evaluacion externa de las escuelas, asi como su dependencia em relacion a los valores y logicas de accion de los actores que la promoven y ejecutan. A continuacion, se presenta como las politicas de promocion de la evaluacion externa se desarrollan em los distintos paises europeos y corresponden a tendencias marcantes de la evolucion de las sociedades occidentales. Por fin, este trabajo indentifica aspectos de esta "reconfiguracion evaluativa" em la evolucion reciente de las politicas educativas em Portugal.A partir de uma abordagem tributaria da analise estrategica e da sociologia da accao, o presente texto discute os conceitos de avaliação do desempenho, desenvolvimento organizacional e qualidade da educação, sublinhando a natureza politica da avaliação externa das escolas, e a sua dependencia dos valores e das logicas em accao dos actores que a promovem e executam. De seguida mostram como as politicas de promocao da avaliação externa estao em desenvolvimento nos diversos paises europeus e correspondem a tendencias pesadas da evolução das sociedades ocidentais. Finalmente identificam-se aspectos desta "reconfiguração avaliativa" na revolução recente das politicas educativas em Portugal.ao de problemas, considerando seus aspectos politicos ,econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visao etica e humanistica, em atendimento às demandas da sociedade". O terceiro, nas inovacoes tecnologicas. O quarto aspecto, o que e vantagem competitiva para as empresas na atualidade. A pesquisa centraliza as reflexoes tendo como referencia os projetos pedagogicos de alguns cursos antes e depois das diretrizes curriculares das engenharias. O metodo utilizado sera o estudo de caso, estando a pesquisa centrada na formação do engenheiro, nas diretrizes curriculares com foco no Artigo 3°, nas inovacoes tecnologicas, e no conceito de vantagem competitiva. A intencao do trabalho e chamar a atencao, tanto para as dificuldades do estudo, por conta da diversidade de possibilidades, quanto para o enfrentamento da questao da inovação no cotidiano da pratica de formação do Engenheiro, em especial o Engenheiro Mecânico. Ferramenta fundamental para o ganho de vantagem competitiva nas empresas, a inovação passa a ter relevância em todos os curriculos de engenharia, e o caso da engenharia mecânica nao e diferente. No caso da vantagem competitiva, buscou-se estrategias no estudo dos curriculos que fornecem indicativos quanto ao conservadorismo ou nao dos mesmos. O segundo momento do trabalho refere-se a continuação da pesquisa, analisando novamente os projetos na busca de avancos nos documentos que, em tese, se fundamentam os cursos de engenharia mecânica.Fundação CesgranrioAfonso, Natércio2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/4010.22347/2175-2753v1i2.40Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 2 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 150-1692175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/40/19PortugalPortugalPortugalDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-05T12:38:23Zoai:ojs.localhost:article/40Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-05T12:38:23Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
School evaluation and organizational development Evaluacion y desarrollo organizacional de la escuela Avaliação e desenvolvimento organizacional da escola |
title |
School evaluation and organizational development |
spellingShingle |
School evaluation and organizational development Afonso, Natércio Educational evaluation; Action sociology; Organizational sociology; Educational policies; Teacher education Evaluacion educacional; Sociologia de la accion; Sociologia organizacional; Politicas educativas; Formacion de maestros y profesores Avaliação educacional; Sociologia da ação; Sociologia organizacional; Politicas educacionais; Formação de professores |
title_short |
School evaluation and organizational development |
title_full |
School evaluation and organizational development |
title_fullStr |
School evaluation and organizational development |
title_full_unstemmed |
School evaluation and organizational development |
title_sort |
School evaluation and organizational development |
author |
Afonso, Natércio |
author_facet |
Afonso, Natércio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Natércio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational evaluation; Action sociology; Organizational sociology; Educational policies; Teacher education Evaluacion educacional; Sociologia de la accion; Sociologia organizacional; Politicas educativas; Formacion de maestros y profesores Avaliação educacional; Sociologia da ação; Sociologia organizacional; Politicas educacionais; Formação de professores |
topic |
Educational evaluation; Action sociology; Organizational sociology; Educational policies; Teacher education Evaluacion educacional; Sociologia de la accion; Sociologia organizacional; Politicas educativas; Formacion de maestros y profesores Avaliação educacional; Sociologia da ação; Sociologia organizacional; Politicas educacionais; Formação de professores |
description |
Based on a framework that derives from strategic analysis and action sociology, this paper discusses the concepts of evaluation performance, organizational development and quality of education. It highlights the political nature of the external evaluation of schools and its dependence on the values and logic of the actions of actors responsible for its promotion and execution. This paper also shows how policies for the promotion of external evaluation are being developed in different European countries and how meaningful they are in terms of the evolution of western societies. Furthermore, it points out aspects of this "evaluative reconfiguration" in the recent development of educational policies in Portugal. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/40 10.22347/2175-2753v1i2.40 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v1i2.40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/40/19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Portugal Portugal Portugal |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 2 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 150-169 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672251588608 |