Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppi, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825
Resumo: Até recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como a capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva, a validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária a adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta a incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para a interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula.
id CESGRAN-1_638a577bead5496ade5307948f4e490d
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3825
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aulaAvaliação; Educação; Ciências SociaisAté recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como a capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva, a validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária a adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta a incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para a interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula.Fundação CesgranrioFundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UECoppi, Marcelo2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/382510.22347/2175-2753v14i45.3825Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 822-8452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:13Zoai:ojs.localhost:article/3825Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:13Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
title Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
spellingShingle Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
Coppi, Marcelo
Avaliação; Educação; Ciências Sociais
title_short Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
title_full Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
title_fullStr Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
title_full_unstemmed Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
title_sort Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
author Coppi, Marcelo
author_facet Coppi, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UE
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppi, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Ciências Sociais
topic Avaliação; Educação; Ciências Sociais
description Até recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como a capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva, a validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária a adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta a incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para a interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825
10.22347/2175-2753v14i45.3825
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i45.3825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 822-845
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673076817920