Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aula
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825 |
Resumo: | Até recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como a capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva, a validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária a adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta a incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para a interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula. |
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Estratégias para a coleta de evidências de validade de avaliações de sala de aulaAvaliação; Educação; Ciências SociaisAté recentemente, o parâmetro da validade dos instrumentos de avaliação era interpretado como a capacidade deste em mensurar o que foi planejado para medir. Nessa perspectiva, a validade era determinada por padrões psicométricos, originários da avaliação dos testes de larga escala. Contudo, devido às condições particulares do contexto de sala de aula, torna-se necessária a adequação da validade das avaliações nesta perspectiva. Assim, este estudo, mediante uma breve revisão do estado da arte, apresenta o atual conceito de validade, aponta a incompatibilidade da aplicação desse conceito entre os testes de larga escala e as avaliações de sala de aula e apresenta estratégias de coleta de evidências de validade para a interpretação propícia e para o uso adequado dos resultados das avaliações de sala de aula.Fundação CesgranrioFundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UECoppi, Marcelo2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/382510.22347/2175-2753v14i45.3825Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 45 (2022): Revista Meta: Avaliação Out./Dez.; 822-8452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3825/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T21:35:13Zoai:ojs.localhost:article/3825Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2023-01-09T21:35:13Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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