Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antônia Bruna
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima, Filho, Nicolino Trompieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392
Resumo: O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional.
id CESGRAN-1_798123d19610c990f2e466f23ae3da9b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/392
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos AlunosFormação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional;O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional. Fundação CesgranrioSilva, Antônia BrunaVasconcelos, Francisco Herbert LimaFilho, Nicolino Trompieri2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/39210.22347/2175-2753v6i18.392Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 317-3372175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf_2Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:08:29Zoai:ojs.localhost:article/392Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:08:29Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
title Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
spellingShingle Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
Silva, Antônia Bruna
Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional;
title_short Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
title_full Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
title_fullStr Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
title_full_unstemmed Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
title_sort Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
author Silva, Antônia Bruna
author_facet Silva, Antônia Bruna
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Filho, Nicolino Trompieri
author_role author
author2 Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Filho, Nicolino Trompieri
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônia Bruna
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Filho, Nicolino Trompieri
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional;
topic Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional;
description O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392
10.22347/2175-2753v6i18.392
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i18.392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 317-337
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672279900160