A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Patrícia Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Carmem Lúcia Lascano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828
Resumo: A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido.
id FURG-9_344d788ea5d31bdff940e89c0099a8fa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2828
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADAEducação ambientalEducação a distânciaFormação continuada.A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/282810.14295/remea.v22i0.2828REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828/1598Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalixto, Patrícia MendesPinto, Carmem Lúcia Lascano2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2828Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Calixto, Patrícia Mendes
Educação ambiental
Educação a distância
Formação continuada.
title_short A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
author Calixto, Patrícia Mendes
author_facet Calixto, Patrícia Mendes
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
author_role author
author2 Pinto, Carmem Lúcia Lascano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Patrícia Mendes
Pinto, Carmem Lúcia Lascano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação a distância
Formação continuada.
topic Educação ambiental
Educação a distância
Formação continuada.
description A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828
10.14295/remea.v22i0.2828
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828/1598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781863350272