A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828 |
Resumo: | A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido. |
id |
FURG-9_344d788ea5d31bdff940e89c0099a8fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2828 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADAEducação ambientalEducação a distânciaFormação continuada.A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/282810.14295/remea.v22i0.2828REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828/1598Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalixto, Patrícia MendesPinto, Carmem Lúcia Lascano2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2828Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
spellingShingle |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Calixto, Patrícia Mendes Educação ambiental Educação a distância Formação continuada. |
title_short |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_fullStr |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_sort |
A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
author |
Calixto, Patrícia Mendes |
author_facet |
Calixto, Patrícia Mendes Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calixto, Patrícia Mendes Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação a distância Formação continuada. |
topic |
Educação ambiental Educação a distância Formação continuada. |
description |
A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828 10.14295/remea.v22i0.2828 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2828/1598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781863350272 |