Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392 |
Resumo: | O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional. |
id |
CESGRAN-1_798123d19610c990f2e466f23ae3da9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/392 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos AlunosFormação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional;O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional. Fundação CesgranrioSilva, Antônia BrunaVasconcelos, Francisco Herbert LimaFilho, Nicolino Trompieri2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/39210.22347/2175-2753v6i18.392Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 317-3372175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf_2Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:08:29Zoai:ojs.localhost:article/392Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:08:29Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
title |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
spellingShingle |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos Silva, Antônia Bruna Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional; |
title_short |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
title_full |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
title_fullStr |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
title_sort |
Avaliação do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional na Perspectiva dos Alunos |
author |
Silva, Antônia Bruna |
author_facet |
Silva, Antônia Bruna Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Filho, Nicolino Trompieri |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Filho, Nicolino Trompieri |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antônia Bruna Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Filho, Nicolino Trompieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional; |
topic |
Formação Continuada; Educação a Distância; Avaliação Educacional; |
description |
O estudo pretendeu verificar junto aos alunos do Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional, se seus objetivos foram alcancados. Alem disso, investigou os pontos fortes e fracos e as sugestoes para sua melhoria. No tratamento dos dados foi adotada a analise fatorial exploratoria com o auxilio do SPSS v.20.0. O estudo constatou uma boa adequação dos dados à analise fatorial (KMO =0,854). A escala apresentou coeficiente de precisao igual a 0,92. Os seis itens da escala foram agrupados em um fator com explicação de 71,277% da variância total (cargas fatoriais entre 0,74 e 0,88). Esse fator refere-se à contribuicao do curso para o aprimoramento dos procedimentos avaliativos na escola, a partir de uma visao mais aprofundada sobre avaliação educacional nos aspectos teoricos e praticos. Evidenciou-se que os objetivos propostos foram satisfatoriamente alcancados. Por fim, destaca-se a necessidade de promover a formação dos agentes educacionais em avaliação educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392 10.22347/2175-2753v6i18.392 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i18.392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/392/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 18 (2014): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 317-337 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672279900160 |