Da gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lemos, Daniele Franchini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soligo, Valdecir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3522
Resumo: As atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.
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