Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vitelli, Ricardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320
Resumo: Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.
id CESGRAN-1_ca953957ee09e17da408d9ecea91b201
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2320
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas PúblicasAvaliacao; Educacao; SociedadeEste artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.Fundação CesgranrioFritsch, RosangelaVitelli, Ricardo Ferreira2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/232010.22347/2175-2753v11i33.2320Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 664-6932175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320/pdfDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2320Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
title Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
spellingShingle Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
Fritsch, Rosangela
Avaliacao; Educacao; Sociedade
title_short Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
title_full Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
title_fullStr Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
title_full_unstemmed Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
title_sort Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
Vitelli, Ricardo Ferreira
author_role author
author2 Vitelli, Ricardo Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
Vitelli, Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliacao; Educacao; Sociedade
topic Avaliacao; Educacao; Sociedade
description Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320
10.22347/2175-2753v11i33.2320
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i33.2320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 664-693
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672307163136