Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes. |
id |
CESGRAN-1_ca953957ee09e17da408d9ecea91b201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2320 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas PúblicasAvaliacao; Educacao; SociedadeEste artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.Fundação CesgranrioFritsch, RosangelaVitelli, Ricardo Ferreira2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/232010.22347/2175-2753v11i33.2320Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 664-6932175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320/pdfDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2320Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
title |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
spellingShingle |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas Fritsch, Rosangela Avaliacao; Educacao; Sociedade |
title_short |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
title_full |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
title_fullStr |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
title_full_unstemmed |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
title_sort |
Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas |
author |
Fritsch, Rosangela |
author_facet |
Fritsch, Rosangela Vitelli, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Vitelli, Ricardo Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Rosangela Vitelli, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliacao; Educacao; Sociedade |
topic |
Avaliacao; Educacao; Sociedade |
description |
Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320 10.22347/2175-2753v11i33.2320 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i33.2320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2320/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 664-693 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672307163136 |