Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099 |
Resumo: | Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo. |
id |
CESGRANRIO_1c6d8c8da51fa2fd92c614fa6b41915d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1099 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação InfantilEducational public policies: voices who emerges of docent work in childhood educationPolitica pública educativa: voces emergentes en el trabajo docente en la educacion infantilEducacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica públicaEducação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionaisEarly childhood education; Teachers; Educational public policiesEste artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.This article, resulting from a master´s degree research, addresses the public policy in early childhood education (ECE), focusing on the teaching in view of the statement of inseparability between educating and caring. It discusses the issue of the presence of different groups of teachers working with the same group of children. It is argued in the development of qualitative research of socio-historical orientation, with methodological procedures of participant observation and interviews. The data indicate, in the midst of the educational public policies, that the constitution of teaching in early childhood education interacts with an official hierarchical repertoire consisting of aspects related to required training, demanded attributes and delineation of the careers, with its recognition and valorization policies, weakening the prospect of the inseparability of education and care in this field.En este artículo, derivado de la investigación de maestria, se aborda la politica pública en el campo de la Educacion de la Primera Infancia (ECE), centrandose en la creacion de la enseñanza en vista de la afirmacion de la inseparabilidad de la educacion y el cuidado. Discute la cuestion de la presencia de diferentes grupos de profesores profesionales que trabajan con el mismo grupo de niños. Sostenido en el desarrollo de la investigación cualitativa de orientacion socio-historica, con los procedimientos metodologicos de la observacion participante y entrevistas. Los datos indican, en medio de las politicas educativas, que la constitucion de la enseñanza en la IE interactúa con un repertorio jerarquico oficial y se compone de aspectos relativos a la formacion necesaria, que las asignaciones de diseño exigieron de las carreras profesionales, con sus politicas de reconocimiento y aprecio, lo que debilita la perspectiva de la inseparabilidad de la educacion y el cuidado en este campo.Fundação CesgranrioPaulino, Verônica Belfi RoncettiCôco, Valdete2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109910.1590/S0104-40362016000300008Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 697-7181809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/557https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/558https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/559Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T14:11:34Zoai:ojs.localhost:article/1099Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T14:11:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil Educational public policies: voices who emerges of docent work in childhood education Politica pública educativa: voces emergentes en el trabajo docente en la educacion infantil |
title |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
spellingShingle |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil Paulino, Verônica Belfi Roncetti Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais Early childhood education; Teachers; Educational public policies |
title_short |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
title_full |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
title_fullStr |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
title_sort |
Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil |
author |
Paulino, Verônica Belfi Roncetti |
author_facet |
Paulino, Verônica Belfi Roncetti Côco, Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Côco, Valdete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Verônica Belfi Roncetti Côco, Valdete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais Early childhood education; Teachers; Educational public policies |
topic |
Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais Early childhood education; Teachers; Educational public policies |
description |
Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099 10.1590/S0104-40362016000300008 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/557 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/558 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 697-718 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032826916864 |