Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Verônica Belfi Roncetti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Côco, Valdete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099
Resumo: Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.
id CESGRANRIO_1c6d8c8da51fa2fd92c614fa6b41915d
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1099
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação InfantilEducational public policies: voices who emerges of docent work in childhood educationPolitica pública educativa: voces emergentes en el trabajo docente en la educacion infantilEducacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica públicaEducação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionaisEarly childhood education; Teachers; Educational public policiesEste artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.This article, resulting from a master´s degree research, addresses the public policy in early childhood education (ECE), focusing on the teaching in view of the statement of inseparability between educating and caring. It discusses the issue of the presence of different groups of teachers working with the same group of children. It is argued in the development of qualitative research of socio-historical orientation, with methodological procedures of participant observation and interviews. The data indicate, in the midst of the educational public policies, that the constitution of teaching in early childhood education interacts with an official hierarchical repertoire consisting of aspects related to required training, demanded attributes and delineation of the careers, with its recognition and valorization policies, weakening the prospect of the inseparability of education and care in this field.En este artículo, derivado de la investigación de maestria, se aborda la politica pública en el campo de la Educacion de la Primera Infancia (ECE), centrandose en la creacion de la enseñanza en vista de la afirmacion de la inseparabilidad de la educacion y el cuidado. Discute la cuestion de la presencia de diferentes grupos de profesores profesionales que trabajan con el mismo grupo de niños. Sostenido en el desarrollo de la investigación cualitativa de orientacion socio-historica, con los procedimientos metodologicos de la observacion participante y entrevistas. Los datos indican, en medio de las politicas educativas, que la constitucion de la enseñanza en la IE interactúa con un repertorio jerarquico oficial y se compone de aspectos relativos a la formacion necesaria, que las asignaciones de diseño exigieron de las carreras profesionales, con sus politicas de reconocimiento y aprecio, lo que debilita la perspectiva de la inseparabilidad de la educacion y el cuidado en este campo.Fundação CesgranrioPaulino, Verônica Belfi RoncettiCôco, Valdete2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109910.1590/S0104-40362016000300008Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 697-7181809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/557https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/558https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/559Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T14:11:34Zoai:ojs.localhost:article/1099Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T14:11:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
Educational public policies: voices who emerges of docent work in childhood education
Politica pública educativa: voces emergentes en el trabajo docente en la educacion infantil
title Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
spellingShingle Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
Paulino, Verônica Belfi Roncetti
Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública
Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais
Early childhood education; Teachers; Educational public policies
title_short Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
title_full Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
title_fullStr Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
title_sort Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
author Paulino, Verônica Belfi Roncetti
author_facet Paulino, Verônica Belfi Roncetti
Côco, Valdete
author_role author
author2 Côco, Valdete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Verônica Belfi Roncetti
Côco, Valdete
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública
Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais
Early childhood education; Teachers; Educational public policies
topic Educacion de la primera infancia; Profesionales de la enseñanza; De educacion politica pública
Educação infantil; Profissionais docentes; Politicas públicas educacionais
Early childhood education; Teachers; Educational public policies
description Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099
10.1590/S0104-40362016000300008
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/557
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/558
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1099/559
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 697-718
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032826916864