Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097 |
Resumo: | A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos. |
id |
CESGRANRIO_4cea7bf0a6d6155eb7651acdb0b8f848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1097 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superiorDialogical pedagogy for higher education democratizationPedagogia dialogica para la democratizacion de la Educacion superiorEducacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogicaducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogicaHigher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogyA expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.Higher education expansion leads to enroll socio-culturally diverse students. In fact, does greater enrollment lead to increasing democratic opportunities? This research project focuses the assumed neutrality of educational institutions: do they reproduce social relations and power structures? In search of updating the dialogical pedagogy concept, it analyzed the social experiences, interaction of students and faculty members in a university. Multiple case study involved young students of two teacher education undergraduate programs. Its results show the high value attributed to friendship, creativity and mutual respect, as well as the concern with non-interested students. This project generated a hypothesis encompassing three fundamental axes of the student body and faculty social interaction: the denial of students’ critical capacity by faculty, moreover the trends to inculpate each other for failure and to develop authoritarian relations.La expansion de la Educacion superior amplia la diversidad socio-cultural de sus estudiantes. ¿Este incremento de matriculas realmente conduce a crecientes oportunidades educativas? Esta investigación tiene foco sobre la supuesta neutralidad de las instituciones educativas: ¿ellas reproducen de facto las relaciones sociales, asi como las estructuras de poder? En búsqueda de la actualizacion del concepto de pedagogia dialogica, esta investigación analizo las experiencias sociales de interaccion entre estudiantes y profesores de una universidad. Se efectuo un estudio de casos múltiples con docentes y estudiantes de dos programas de formacion de maestros. Los resultados señalaron el alto valor atribuido a la amistad, creatividad y respeto mutuo, asi como la preocupacion con el desinteres de parte de los estudiantes. Entonces, se genero una hipotesis, involucrando tres ejes fundamentales de la interaccion entre los dos grupos: la negacion de la capacidad critica de los estudiantes por sus profesores, ademas de las tendencias a culparse mutuamente por el fracaso y a desarrollar relaciones autoritarias.Fundação CesgranrioVasconcelos, Ivar Cesar Oliveira deGomes, Candido Alberto2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109710.1590/S0104-40362016000300004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 579-6081809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/545https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/546https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/547Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T13:48:37Zoai:ojs.localhost:article/1097Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T13:48:37Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior Dialogical pedagogy for higher education democratization Pedagogia dialogica para la democratizacion de la Educacion superior |
title |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
spellingShingle |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy |
title_short |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
title_full |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
title_fullStr |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
title_full_unstemmed |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
title_sort |
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior |
author |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de |
author_facet |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Gomes, Candido Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Candido Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de Gomes, Candido Alberto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy |
topic |
Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy |
description |
A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097 10.1590/S0104-40362016000300004 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/545 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/546 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097/547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 579-608 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034344206336 |