Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Renata Meira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Figueredo, Wilton Nascimento, Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade, Chaves, Erika Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.
id CESGRANRIO_631e86ac83b55f1de6ff953cea2a7e97
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2011
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnasInitial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degreesFormación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnasEducação; Interdisciplinar; Formação de ProfessoresFormação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturnaTeacher training; Education degree; Evening undergraduate degreesFormación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturnaEste artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.This article aims to identify elements related to teacher Education in the curricular components of evening degrees of the Federal University of Bahia (Ufba). The study was conducted through documentary research, with quantitative approach, being analyzed 381 curriculum of 12 degrees. The analysis showed that the Pedagogy degree, followed by the Computer Science and Mathematics degrees, have a higher concentration of curricular components focused on teacher education. The Letters degree had the largest number of curricular components with emphasis on technical training. It is concluded that the deficiency of innovations and advances in teacher education do not enable graduates to pursue a teaching career with a consistent basis of daily practices necessary for the teaching-learning process.Este artículo tiene como objetivo identificar elementos destinados a la formación del profesorado en los componentes curriculares de los cursos nocturnos de grado de la Universidad Federal de Bahia (Ufba). El estudio se realizó mediante investigación documental, con enfoque cuantitativo, analizándose 381 currículums de 12 cursos. El análisis mostró que el curso de Pedagogía, seguido de Computación y Matemáticas, tiene una mayor concentración de componentes curriculares destinados a la formación del profesorado. El curso de Letras tuvo el mayor número de componentes curriculares con énfasis en la capacitación técnica. Se concluye que la falta de innovaciones y avances en la formación del profesorado no permite a los graduados seguir una carrera docente con una base constante de prácticas diarias necesarias para el proceso de enseñanza-aprendizaje.Fundação CesgranrioConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQVeras, Renata MeiraFigueredo, Wilton NascimentoKuratani, Sayuri Miranda de AndradeChaves, Erika Silva2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/201110.1590/s0104-40362020002802011Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 108 (2020): Revista Ensaio Jul./Set.; 695-7171809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1245https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1246https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1247Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T20:33:30Zoai:ojs.localhost:article/2011Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-07-08T20:33:30Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
Initial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degrees
Formación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnas
title Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
spellingShingle Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
Veras, Renata Meira
Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores
Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna
Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees
Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna
title_short Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
title_full Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
title_fullStr Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
title_full_unstemmed Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
title_sort Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
author Veras, Renata Meira
author_facet Veras, Renata Meira
Figueredo, Wilton Nascimento
Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade
Chaves, Erika Silva
author_role author
author2 Figueredo, Wilton Nascimento
Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade
Chaves, Erika Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ


dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Renata Meira
Figueredo, Wilton Nascimento
Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade
Chaves, Erika Silva
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores
Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna
Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees
Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna
topic Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores
Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna
Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees
Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna
description Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011
10.1590/s0104-40362020002802011
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362020002802011
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1245
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1246
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1247
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 108 (2020): Revista Ensaio Jul./Set.; 695-717
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034196357120