Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem. |
id |
CESGRANRIO_631e86ac83b55f1de6ff953cea2a7e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2011 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnasInitial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degreesFormación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnasEducação; Interdisciplinar; Formação de ProfessoresFormação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturnaTeacher training; Education degree; Evening undergraduate degreesFormación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturnaEste artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.This article aims to identify elements related to teacher Education in the curricular components of evening degrees of the Federal University of Bahia (Ufba). The study was conducted through documentary research, with quantitative approach, being analyzed 381 curriculum of 12 degrees. The analysis showed that the Pedagogy degree, followed by the Computer Science and Mathematics degrees, have a higher concentration of curricular components focused on teacher education. The Letters degree had the largest number of curricular components with emphasis on technical training. It is concluded that the deficiency of innovations and advances in teacher education do not enable graduates to pursue a teaching career with a consistent basis of daily practices necessary for the teaching-learning process.Este artículo tiene como objetivo identificar elementos destinados a la formación del profesorado en los componentes curriculares de los cursos nocturnos de grado de la Universidad Federal de Bahia (Ufba). El estudio se realizó mediante investigación documental, con enfoque cuantitativo, analizándose 381 currículums de 12 cursos. El análisis mostró que el curso de Pedagogía, seguido de Computación y Matemáticas, tiene una mayor concentración de componentes curriculares destinados a la formación del profesorado. El curso de Letras tuvo el mayor número de componentes curriculares con énfasis en la capacitación técnica. Se concluye que la falta de innovaciones y avances en la formación del profesorado no permite a los graduados seguir una carrera docente con una base constante de prácticas diarias necesarias para el proceso de enseñanza-aprendizaje.Fundação CesgranrioConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQVeras, Renata MeiraFigueredo, Wilton NascimentoKuratani, Sayuri Miranda de AndradeChaves, Erika Silva2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/201110.1590/s0104-40362020002802011Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 108 (2020): Revista Ensaio Jul./Set.; 695-7171809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1245https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1246https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1247Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T20:33:30Zoai:ojs.localhost:article/2011Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-07-08T20:33:30Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas Initial teacher Education at Universidade Federal da Bahia: analysis of evening degrees Formación de profesores en la Universidade Federal de Bahia: análisis de las licenciaturas nocturnas |
title |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
spellingShingle |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas Veras, Renata Meira Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna |
title_short |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
title_full |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
title_fullStr |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
title_sort |
Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas |
author |
Veras, Renata Meira |
author_facet |
Veras, Renata Meira Figueredo, Wilton Nascimento Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade Chaves, Erika Silva |
author_role |
author |
author2 |
Figueredo, Wilton Nascimento Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade Chaves, Erika Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Renata Meira Figueredo, Wilton Nascimento Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade Chaves, Erika Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna |
topic |
Educação; Interdisciplinar; Formação de Professores Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna Teacher training; Education degree; Evening undergraduate degrees Formación del profesores; Grados de licenciatura; Enseñanza superior nocturna |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011 10.1590/s0104-40362020002802011 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362020002802011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1245 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1246 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2011/1247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 108 (2020): Revista Ensaio Jul./Set.; 695-717 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034196357120 |