As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436 |
Resumo: | O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria. |
id |
UFCG_44fa8ee6e8473e8fe014435b9a90b123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12436 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.Difficulties in teacher training: the CES physics degree course.Dificultades en la formación docente: la carrera de física del CES.Formação de professoresLicenciatura em FísicaEnsino SuperiorTeacher trainingDegree in PhysicsHigher educationFormación del profesoradoEducación superiorFísicaO presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria.The present work sought to identify the graduates of the undergraduate course in Physics of UFCG/CES and the paths that are running after the end of the course. It was clear the difficulties in teacher education during the period that the student was in graduation, seeking to understand their needs throughout their academic life. Using as a basis the data of the coordination of the physics degree course of CES/UFCG, as well as the application of a questionnaire with all 55 conclusive graduates of the course. The low demand for undergraduate courses is small because many students believe that the profession of teacher becomes somewhat discourfying, because the rulers did not value the professional. Moreover, many professionals play the role of teacher without any training. Thus, in the year 2006, thinking about the difficulties of the lack of professionals, both in education and health, came a great achievement for the city of Cuité that was the university expansion, which allowed several universities to distribute campuses And then the city of Cuité get the CES-UFCG campus. The methodology used in this work is quantitative and qualitative in which we sought to acquire information about the perception of students who completed the undergraduate course in physics. The results obtained made it possible to understand the difficulties faced by the students, the positive and negative points of the course as well as the reasons for choice and suggestions for improvement.El presente trabajo buscó identificar a los egresados de la Licenciatura en Física de la UFCG/CES y los caminos que están tomando después de la finalización del curso. Se hicieron evidentes las dificultades en la formación docente durante el período que el estudiante estaba en la graduación, buscando comprender sus necesidades a lo largo de su vida académica. Utilizando datos de la Coordinación de la Licenciatura en Física del CES/UFCG, así como la aplicación de un cuestionario con los 55 egresados de la carrera. La baja demanda de cursos de licenciatura es pequeña porque muchos estudiantes creen que la profesión docente se vuelve un poco desmotivadora, ya que los gobernantes no valoraron al profesional. Además, muchos profesionales desempeñan el papel de docente sin ningún tipo de formación. Así, en 2006, considerando las dificultades de la falta de profesionales, tanto en la educación como en la salud, llegó una gran conquista a la ciudad de Cuité, que fue la expansión universitaria, que hizo posible que varias universidades distribuyeran campus y luego la ciudad de Cuité para conseguir el campus CES-UFCG. La metodología utilizada en este trabajo es cuantitativa y cualitativa en la que se buscó adquirir información sobre la percepción de los estudiantes que cursaron la Licenciatura en Física. Los resultados obtenidos permitieron comprender las dificultades que enfrentan los estudiantes, los puntos positivos y negativos del curso, así como las razones de la elección y las sugerencias de mejora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584FRAZÃO, Nilton Ferreira.MEDEIROS, Fábio Ferreira de.ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.2019-07-042020-03-09T15:38:22Z2020-03-092020-03-09T15:38:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-06T12:53:18Zoai:localhost:riufcg/12436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-06T12:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. Difficulties in teacher training: the CES physics degree course. Dificultades en la formación docente: la carrera de física del CES. |
title |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
spellingShingle |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. Formação de professores Licenciatura em Física Ensino Superior Teacher training Degree in Physics Higher education Formación del profesorado Educación superior Física |
title_short |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
title_full |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
title_fullStr |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
title_full_unstemmed |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
title_sort |
As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. |
author |
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. |
author_facet |
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. ATAÍDE, J. S. P. http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 FRAZÃO, Nilton Ferreira. MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Licenciatura em Física Ensino Superior Teacher training Degree in Physics Higher education Formación del profesorado Educación superior Física |
topic |
Formação de professores Licenciatura em Física Ensino Superior Teacher training Degree in Physics Higher education Formación del profesorado Educación superior Física |
description |
O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-04 2020-03-09T15:38:22Z 2020-03-09 2020-03-09T15:38:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436 ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744440469749760 |