As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
Resumo: O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria.
id UFCG_44fa8ee6e8473e8fe014435b9a90b123
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12436
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.Difficulties in teacher training: the CES physics degree course.Dificultades en la formación docente: la carrera de física del CES.Formação de professoresLicenciatura em FísicaEnsino SuperiorTeacher trainingDegree in PhysicsHigher educationFormación del profesoradoEducación superiorFísicaO presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria.The present work sought to identify the graduates of the undergraduate course in Physics of UFCG/CES and the paths that are running after the end of the course. It was clear the difficulties in teacher education during the period that the student was in graduation, seeking to understand their needs throughout their academic life. Using as a basis the data of the coordination of the physics degree course of CES/UFCG, as well as the application of a questionnaire with all 55 conclusive graduates of the course. The low demand for undergraduate courses is small because many students believe that the profession of teacher becomes somewhat discourfying, because the rulers did not value the professional. Moreover, many professionals play the role of teacher without any training. Thus, in the year 2006, thinking about the difficulties of the lack of professionals, both in education and health, came a great achievement for the city of Cuité that was the university expansion, which allowed several universities to distribute campuses And then the city of Cuité get the CES-UFCG campus. The methodology used in this work is quantitative and qualitative in which we sought to acquire information about the perception of students who completed the undergraduate course in physics. The results obtained made it possible to understand the difficulties faced by the students, the positive and negative points of the course as well as the reasons for choice and suggestions for improvement.El presente trabajo buscó identificar a los egresados ​​de la Licenciatura en Física de la UFCG/CES y los caminos que están tomando después de la finalización del curso. Se hicieron evidentes las dificultades en la formación docente durante el período que el estudiante estaba en la graduación, buscando comprender sus necesidades a lo largo de su vida académica. Utilizando datos de la Coordinación de la Licenciatura en Física del CES/UFCG, así como la aplicación de un cuestionario con los 55 egresados ​​de la carrera. La baja demanda de cursos de licenciatura es pequeña porque muchos estudiantes creen que la profesión docente se vuelve un poco desmotivadora, ya que los gobernantes no valoraron al profesional. Además, muchos profesionales desempeñan el papel de docente sin ningún tipo de formación. Así, en 2006, considerando las dificultades de la falta de profesionales, tanto en la educación como en la salud, llegó una gran conquista a la ciudad de Cuité, que fue la expansión universitaria, que hizo posible que varias universidades distribuyeran campus y luego la ciudad de Cuité para conseguir el campus CES-UFCG. La metodología utilizada en este trabajo es cuantitativa y cualitativa en la que se buscó adquirir información sobre la percepción de los estudiantes que cursaron la Licenciatura en Física. Los resultados obtenidos permitieron comprender las dificultades que enfrentan los estudiantes, los puntos positivos y negativos del curso, así como las razones de la elección y las sugerencias de mejora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584FRAZÃO, Nilton Ferreira.MEDEIROS, Fábio Ferreira de.ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.2019-07-042020-03-09T15:38:22Z2020-03-092020-03-09T15:38:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-06T12:53:18Zoai:localhost:riufcg/12436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-06T12:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
Difficulties in teacher training: the CES physics degree course.
Dificultades en la formación docente: la carrera de física del CES.
title As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
spellingShingle As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
Formação de professores
Licenciatura em Física
Ensino Superior
Teacher training
Degree in Physics
Higher education
Formación del profesorado
Educación superior
Física
title_short As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
title_full As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
title_fullStr As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
title_full_unstemmed As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
title_sort As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.
author ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
author_facet ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
FRAZÃO, Nilton Ferreira.
MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Licenciatura em Física
Ensino Superior
Teacher training
Degree in Physics
Higher education
Formación del profesorado
Educación superior
Física
topic Formação de professores
Licenciatura em Física
Ensino Superior
Teacher training
Degree in Physics
Higher education
Formación del profesorado
Educación superior
Física
description O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-04
2020-03-09T15:38:22Z
2020-03-09
2020-03-09T15:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
identifier_str_mv ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744440469749760