Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patricia Borges Coutinho da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rezende, Nayane Caldeira, Quaresma, Teresa Cristina Correia, Chrispino, Alvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023
Resumo: As pesquisas feitas por Gomes (1999) no artigo “Sucesso e Fracasso no Ensino Medio, apontaram para os problemas neste nivel de ensino, como a alta Taxa de Abandono e de Repetencia. Quinze anos depois, o texto e revisitado com o objetivo de verificar a situação do Ensino Medio brasileiro frente aos seus desafios e obstaculos indicados desde antes. Atualizou-se os dados de desempenho academico, de taxas de abandono e de reprovação e comparou-se com os dados originais de Gomes (1999). Os resultados indicam uma diminuicao na Taxa de Abandono e um aumento na Taxa de Reprovação em quase todo o Brasil. Os indices de proficiencia estao mais baixos do que ha 15 anos, permitindo inferir que o exito dos alunos pode nao estar vinculado diretamente a sua permanencia na escola e que a alta Taxa de Reprovação nao resulta objetivamente em maior desempenho dos estudantes.
id CESGRANRIO_eb04ca643c81ab5cb50c34502c22543e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1023
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)Ensino Medio; Reprovação; Abandono; AvaliaçãoAs pesquisas feitas por Gomes (1999) no artigo “Sucesso e Fracasso no Ensino Medio, apontaram para os problemas neste nivel de ensino, como a alta Taxa de Abandono e de Repetencia. Quinze anos depois, o texto e revisitado com o objetivo de verificar a situação do Ensino Medio brasileiro frente aos seus desafios e obstaculos indicados desde antes. Atualizou-se os dados de desempenho academico, de taxas de abandono e de reprovação e comparou-se com os dados originais de Gomes (1999). Os resultados indicam uma diminuicao na Taxa de Abandono e um aumento na Taxa de Reprovação em quase todo o Brasil. Os indices de proficiencia estao mais baixos do que ha 15 anos, permitindo inferir que o exito dos alunos pode nao estar vinculado diretamente a sua permanencia na escola e que a alta Taxa de Reprovação nao resulta objetivamente em maior desempenho dos estudantes.Fundação CesgranrioSilva, Patricia Borges Coutinho daRezende, Nayane CaldeiraQuaresma, Teresa Cristina CorreiaChrispino, Alvaro2016-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/102310.1590/S0104-40362016000200009Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 445-4761809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/485https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/486https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/487Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1023Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
title Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
spellingShingle Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
Silva, Patricia Borges Coutinho da
Ensino Medio; Reprovação; Abandono; Avaliação
title_short Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
title_full Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
title_fullStr Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
title_full_unstemmed Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
title_sort Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
author Silva, Patricia Borges Coutinho da
author_facet Silva, Patricia Borges Coutinho da
Rezende, Nayane Caldeira
Quaresma, Teresa Cristina Correia
Chrispino, Alvaro
author_role author
author2 Rezende, Nayane Caldeira
Quaresma, Teresa Cristina Correia
Chrispino, Alvaro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patricia Borges Coutinho da
Rezende, Nayane Caldeira
Quaresma, Teresa Cristina Correia
Chrispino, Alvaro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Medio; Reprovação; Abandono; Avaliação
topic Ensino Medio; Reprovação; Abandono; Avaliação
description As pesquisas feitas por Gomes (1999) no artigo “Sucesso e Fracasso no Ensino Medio, apontaram para os problemas neste nivel de ensino, como a alta Taxa de Abandono e de Repetencia. Quinze anos depois, o texto e revisitado com o objetivo de verificar a situação do Ensino Medio brasileiro frente aos seus desafios e obstaculos indicados desde antes. Atualizou-se os dados de desempenho academico, de taxas de abandono e de reprovação e comparou-se com os dados originais de Gomes (1999). Os resultados indicam uma diminuicao na Taxa de Abandono e um aumento na Taxa de Reprovação em quase todo o Brasil. Os indices de proficiencia estao mais baixos do que ha 15 anos, permitindo inferir que o exito dos alunos pode nao estar vinculado diretamente a sua permanencia na escola e que a alta Taxa de Reprovação nao resulta objetivamente em maior desempenho dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023
10.1590/S0104-40362016000200009
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/485
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/486
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/487
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 445-476
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033511636992