Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023 |
Resumo: | As pesquisas feitas por Gomes (1999) no artigo “Sucesso e Fracasso no Ensino Medio, apontaram para os problemas neste nivel de ensino, como a alta Taxa de Abandono e de Repetencia. Quinze anos depois, o texto e revisitado com o objetivo de verificar a situação do Ensino Medio brasileiro frente aos seus desafios e obstaculos indicados desde antes. Atualizou-se os dados de desempenho academico, de taxas de abandono e de reprovação e comparou-se com os dados originais de Gomes (1999). Os resultados indicam uma diminuicao na Taxa de Abandono e um aumento na Taxa de Reprovação em quase todo o Brasil. Os indices de proficiencia estao mais baixos do que ha 15 anos, permitindo inferir que o exito dos alunos pode nao estar vinculado diretamente a sua permanencia na escola e que a alta Taxa de Reprovação nao resulta objetivamente em maior desempenho dos estudantes. |
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Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Medio em 15 anos (1999 e 2014)Ensino Medio; Reprovação; Abandono; AvaliaçãoAs pesquisas feitas por Gomes (1999) no artigo “Sucesso e Fracasso no Ensino Medio, apontaram para os problemas neste nivel de ensino, como a alta Taxa de Abandono e de Repetencia. Quinze anos depois, o texto e revisitado com o objetivo de verificar a situação do Ensino Medio brasileiro frente aos seus desafios e obstaculos indicados desde antes. Atualizou-se os dados de desempenho academico, de taxas de abandono e de reprovação e comparou-se com os dados originais de Gomes (1999). Os resultados indicam uma diminuicao na Taxa de Abandono e um aumento na Taxa de Reprovação em quase todo o Brasil. Os indices de proficiencia estao mais baixos do que ha 15 anos, permitindo inferir que o exito dos alunos pode nao estar vinculado diretamente a sua permanencia na escola e que a alta Taxa de Reprovação nao resulta objetivamente em maior desempenho dos estudantes.Fundação CesgranrioSilva, Patricia Borges Coutinho daRezende, Nayane CaldeiraQuaresma, Teresa Cristina CorreiaChrispino, Alvaro2016-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/102310.1590/S0104-40362016000200009Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 445-4761809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/485https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/486https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1023/487Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1023Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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