A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777 |
Resumo: | Analisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes. |
id |
CESGRANRIO_eed90118e9f58f78073988b40ac8ad52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/777 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior públicoThe Open University of Brazil and the democratization of public higher educationLa Universidad Abierta de Brasil y la democratizacion de la educacion superior públicaEducação; Politicas Públicas; Historia da EducaçãoUniversidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-lineDistance education; Distance higher education; Educational technology; Education onlineEducacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en lineaAnalisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes.This study surveyed the progress and limits of distance education in higher education courses offered by the Open University system in Brazil. It seeks to analyze decrees-law and official documents regulating the distance education in Brazil as well as the creation of the Open University of Brazil (UAB) as a public policy of expansion, democratization, and internalization of public higher education. We also studied through Capes/UAB and also FNDE (Fund for Development of Education) documents the role of the new social actor who appears in the teaching and learning of the top courses in the distance education: the tutor. It was found that the higher education distance courses promoted by the UAB system bring important advances to the distance education when compared to the traditional distance education that employed static media such as television, radio, books, as a communication language, particularly the possibilities of interpersonal relations.Este estudio examino los avances y los limites de la educacion a distancia en cursos de educacion superior que ofrece el sistema de la Universidad Abierta de Brasil. Busca analizar los decretos-ley y documentos oficiales que regulan la educacion a distancia en Brasil, asi como la creacion de la Universidad Abierta de Brasil (UAB) como una politica pública de la expansion, la democratizacion, y la internalizacion de la educacion superior pública. Tambien se estudia, en documentos de la Capes/UAB y del FNDE, el Fondo para el Desarrollo de la Educacion, el papel del nuevo actor social que aparece en la enseñanza y el aprendizaje a distancia: el tutor. Se encontro que los cursos superiores a distancia promovidos por el sistema de la UAB traen importantes avances a la educacion a distancia en comparacion con la educacion a distancia tradicional, que empleaba como lengua de comunicacion medios estaticos, como la television, radio, libros, especialmente en las posibilidades de relaciones interpersonales. Sin embargo, estos tambien presentan algunas limitaciones.Fundação CesgranrioUniversidade Federal de AlfenasCapes/UABHernandes, Paulo Romualdo2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/77710.1590/s0104-40362017002500777Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 283-3071809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/591https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/592https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/593BrasilhistoricaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T13:12:46Zoai:ojs.localhost:article/777Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-08-08T13:12:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público The Open University of Brazil and the democratization of public higher education La Universidad Abierta de Brasil y la democratizacion de la educacion superior pública |
title |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
spellingShingle |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público Hernandes, Paulo Romualdo Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea |
title_short |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
title_full |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
title_fullStr |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
title_full_unstemmed |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
title_sort |
A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público |
author |
Hernandes, Paulo Romualdo |
author_facet |
Hernandes, Paulo Romualdo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alfenas Capes/UAB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernandes, Paulo Romualdo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea |
topic |
Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea |
description |
Analisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777 10.1590/s0104-40362017002500777 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002500777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/591 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/592 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil historica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 283-307 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030794776576 |