A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943 |
Resumo: | Esse estudo tem por objetivo “analisar de que maneira os conhecimentos produzidos pelas pesquisas nacionais fundamentam os argumentos para o uso de tecnologias digitais no Ensino Médio nas concepções teóricas da Base Nacional Comum Curricular”. A fundamentação teórica alicerça-se nos marcos legais que embasam a BNCC e os conceitos de pensamento computacional, de cultura digital e de mundo digital, estabelecendo as conexões entre esses temas. Foi realizado um estudo qualitativo em 295 teses e dissertações do século XXI e aplicadas as metodologias “Estado da Arte” como técnica para coleta de dados, e “Análise de Conteúdos” para a análise dos dados. Baseado no estudo, concluiu-se que, embora a Base deposite muitas expectativas com relação ao uso de tecnologias no Ensino Médio, ela não consegue transmitir isso explicitamente quando discorre sobre o assunto e, embora os jovens demandem uma escola mais moderna, não sabem reagir a atividades que demandem deles autonomia. |
id |
CESGRANRIO_fc8185e4e3584b795408c3ef25a1146d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2943 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCCBrazilian research in Education on the use of technologies in High School in the beginning of the 21st century and its distancing from BNCC constructionLa investigación brasileña en educación sobre el uso de tecnologías en la escuela secundaria a princípios del siglo XXI y su distanciamiento de la construcción de BNCCEducaçãoCurrículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na EducaçãoCurriculum; National Common Curricular Base – BNCC; High School; Technologies in EducationCurrículum; Base Curricular Nacional Curricular – BNCC; Escuela Secundaria; Tecnologías en la EducaciónEsse estudo tem por objetivo “analisar de que maneira os conhecimentos produzidos pelas pesquisas nacionais fundamentam os argumentos para o uso de tecnologias digitais no Ensino Médio nas concepções teóricas da Base Nacional Comum Curricular”. A fundamentação teórica alicerça-se nos marcos legais que embasam a BNCC e os conceitos de pensamento computacional, de cultura digital e de mundo digital, estabelecendo as conexões entre esses temas. Foi realizado um estudo qualitativo em 295 teses e dissertações do século XXI e aplicadas as metodologias “Estado da Arte” como técnica para coleta de dados, e “Análise de Conteúdos” para a análise dos dados. Baseado no estudo, concluiu-se que, embora a Base deposite muitas expectativas com relação ao uso de tecnologias no Ensino Médio, ela não consegue transmitir isso explicitamente quando discorre sobre o assunto e, embora os jovens demandem uma escola mais moderna, não sabem reagir a atividades que demandem deles autonomia.This study aims to analyze how the knowledge produced by national researches support the arguments for the use of digital technologies in high school in the theoretical conceptions of the National Common Curricular Base (BNCC). The theoretical foundation is based on the legal frameworks that support the BNCC and the concepts of computational thinking, digital culture and digital world, establishing the connections between these themes. A qualitative study was carried out on 295 theses and dissertations of the 21st century and the following methodologies were applied: “State of the Art”, as a technique for data collection, and “Content Analysis” for data analysis. Based on the study, it was concluded that although the Base places many expectations regarding the use of technologies in High School, it cannot express this explicitly when deals with the subject and, although young people demand a more modern school, they don’t know how to react to activities that demand autonomy from them.Este estudio tiene como objetivo “analizar cómo el conocimiento producido por la investigación nacional apoya los argumentos para el uso de las tecnologías digitales en el Bachillerato en las concepciones teóricas de la Base Nacional Común Curricular”. El fundamento teórico se sustenta en los marcos legales que sustentan el BNCC y los conceptos de pensamiento computacional, cultura digital y mundo digital, estableciendo las conexiones entre estos temas. Un estudio cualitativo se llevó a cabo en 295 tesis y disertaciones desde el siglo XXI y las metodologías “Estado del Arte” se aplicaron como técnica de recolección de datos, y “Análisis de contenido” para el análisis de datos. Con base en el estudio, se concluyó que, si bien la Base tiene muchas expectativas en cuanto al uso de tecnologías en la Escuela Secundaria, no es capaz de expresarlo explícitamente al hablar del tema y, aunque los jóvenes demandan una escuela más moderna, no saben cómo reaccionar ante actividades que les exigen autonomía.Fundação CesgranrioCNPQJunior, Alvaro Martins FernandesAlmeida, Fernando José deAlmeida, Siderly do Carmo Dahle de2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/294310.1590/S0104-403620220003002943Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set.; 620-6431809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1595https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1596https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1597BrasilContemporâneaDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T18:41:46Zoai:ojs.localhost:article/2943Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2022-08-26T18:41:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC Brazilian research in Education on the use of technologies in High School in the beginning of the 21st century and its distancing from BNCC construction La investigación brasileña en educación sobre el uso de tecnologías en la escuela secundaria a princípios del siglo XXI y su distanciamiento de la construcción de BNCC |
title |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
spellingShingle |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC Junior, Alvaro Martins Fernandes Educação Currículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na Educação Curriculum; National Common Curricular Base – BNCC; High School; Technologies in Education Currículum; Base Curricular Nacional Curricular – BNCC; Escuela Secundaria; Tecnologías en la Educación |
title_short |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
title_full |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
title_fullStr |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
title_full_unstemmed |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
title_sort |
A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC |
author |
Junior, Alvaro Martins Fernandes |
author_facet |
Junior, Alvaro Martins Fernandes Almeida, Fernando José de Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernando José de Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Alvaro Martins Fernandes Almeida, Fernando José de Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na Educação Curriculum; National Common Curricular Base – BNCC; High School; Technologies in Education Currículum; Base Curricular Nacional Curricular – BNCC; Escuela Secundaria; Tecnologías en la Educación |
topic |
Educação Currículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na Educação Curriculum; National Common Curricular Base – BNCC; High School; Technologies in Education Currículum; Base Curricular Nacional Curricular – BNCC; Escuela Secundaria; Tecnologías en la Educación |
description |
Esse estudo tem por objetivo “analisar de que maneira os conhecimentos produzidos pelas pesquisas nacionais fundamentam os argumentos para o uso de tecnologias digitais no Ensino Médio nas concepções teóricas da Base Nacional Comum Curricular”. A fundamentação teórica alicerça-se nos marcos legais que embasam a BNCC e os conceitos de pensamento computacional, de cultura digital e de mundo digital, estabelecendo as conexões entre esses temas. Foi realizado um estudo qualitativo em 295 teses e dissertações do século XXI e aplicadas as metodologias “Estado da Arte” como técnica para coleta de dados, e “Análise de Conteúdos” para a análise dos dados. Baseado no estudo, concluiu-se que, embora a Base deposite muitas expectativas com relação ao uso de tecnologias no Ensino Médio, ela não consegue transmitir isso explicitamente quando discorre sobre o assunto e, embora os jovens demandem uma escola mais moderna, não sabem reagir a atividades que demandem deles autonomia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943 10.1590/S0104-403620220003002943 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-403620220003002943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1595 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1596 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2943/1597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporânea |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set.; 620-643 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032143245312 |