Compliance empresarial como mecanismo de redução da corrupção: o papel da coordenação-geral de integridade da CGU
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8405 |
Resumo: | O governo pode atuar como indutor de boas práticas no setor privado. A Lei Anticorrupção tem mudado racionalidade do mercado, uma vez que asempresas buscam, cada vez mais, internalizar os custos prováveis de responsabilização, tornando-se economicamente vantajoso investir em prevenção. A Lei criou também incentivos adicionais para as empresas adotarem programas de compliance, cuja avaliação está a cargo da Coordenação-Geral de Integridade - CGINT, unidade técnica da Controladoria-Geral da União. A CGINT avalia os programas de compliance das empresas com base nos critérios estabelecidos no Decreto 8420/2015 e Portaria CGU 909/2015, normativos regulamentores da Lei Anticorrupção no âmbito do Poder Executivo federal. O comprometimento da alta administração e a análise de riscos são elementos centrais para a criação e aprimoramento dos programas. Nos processos administrativos de responsabilização, a comprovação da efetividade do programa de compliance gera redução da multa aplicável; nos acordos de liniência, é possível estabelecer cláusulas que vinculam obrigações futuras às empresas. |
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A CGINT avalia os programas de compliance das empresas com base nos critérios estabelecidos no Decreto 8420/2015 e Portaria CGU 909/2015, normativos regulamentores da Lei Anticorrupção no âmbito do Poder Executivo federal. O comprometimento da alta administração e a análise de riscos são elementos centrais para a criação e aprimoramento dos programas. Nos processos administrativos de responsabilização, a comprovação da efetividade do programa de compliance gera redução da multa aplicável; nos acordos de liniência, é possível estabelecer cláusulas que vinculam obrigações futuras às empresas.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-04-05T17:14:50Z No. of bitstreams: 1 20952652.pdf: 928580 bytes, checksum: a7ceb2dd375273870996e493a9d626f1 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-04-05T19:16:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20952652.pdf: 928580 bytes, checksum: a7ceb2dd375273870996e493a9d626f1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-05T19:16:47Z (GMT). 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