A influência do poder econômico no financiamento das campanhas eleitorais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Amanda Araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11237
Resumo: Diante dos fortes escândalos de corrupção associados à prática de caixa 2 que assolam o país atualmente, a discussão acerca da interferência do poder econômico no pleito eleitoral mostra-se necessária. Em decorrência disso, o presente trabalho busca analisar o financiamento eleitoral e como a presença das pessoas jurídicas no financiamento eleitoral pode favorecer a crise da representação política. Para tanto, o trabalho inicia com a abordagem de conceitos basilares para a percepção das observações desenvolvidas ao longo do texto, como democracia representativa, princípio republicano e financiamento eleitoral. Após, evidenciam-se os mecanismos de fiscalização como garantidores de eleições íntegras e a maneira como a relação entre os financiadores das campanhas e os futuros ocupantes dos cargos representativos pode tornar-se antirrepublicana. Posteriormente, segue uma análise empírica acerca da participação das pessoas jurídicas nas campanhas eleitorais, com destaque à declaração de inconstitucionalidade das doações das pessoas jurídicas pelo o Supremo Tribunal Federal. Logo em seguida, retratam-se os altos gastos das campanhas eleitorais e as alterações provocadas pela lei 13.165/15, em especial a estipulação de um teto de gastos paras as campanhas.
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Para tanto, o trabalho inicia com a abordagem de conceitos basilares para a percepção das observações desenvolvidas ao longo do texto, como democracia representativa, princípio republicano e financiamento eleitoral. Após, evidenciam-se os mecanismos de fiscalização como garantidores de eleições íntegras e a maneira como a relação entre os financiadores das campanhas e os futuros ocupantes dos cargos representativos pode tornar-se antirrepublicana. Posteriormente, segue uma análise empírica acerca da participação das pessoas jurídicas nas campanhas eleitorais, com destaque à declaração de inconstitucionalidade das doações das pessoas jurídicas pelo o Supremo Tribunal Federal. Logo em seguida, retratam-se os altos gastos das campanhas eleitorais e as alterações provocadas pela lei 13.165/15, em especial a estipulação de um teto de gastos paras as campanhas.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-11-07T17:49:42Z No. of bitstreams: 1 21257583.pdf: 1261968 bytes, checksum: 09c9a81754115964910939016e3b5113 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-11-08T16:53:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21257583.pdf: 1261968 bytes, checksum: 09c9a81754115964910939016e3b5113 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-08T16:53:58Z (GMT). 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