Interdisciplinaridade e a formação do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6737 |
Resumo: | Este trabalho, intitulado "Interdisciplinaridade e a Formação de Professores" foi realizado no período de fevereiro a junho de 2006, com o objetivo de investigar o que pensam os professores de séries iniciais do ensino fundamental acerca da interdisciplinaridade, indicadores de vivência dessa prática educativa, traçando um paralelo analítico entre fundamentos teóricos e a formação continuada de professores na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada com seis professoras que atuam em Escolas Classe do Distrito Federal, no Ensino Fundamental. Foi utilizada a técnica de entrevista, a partir de um questionário com perguntas relacionadas ao entendimento de interdisciplinaridade, à percepção de perspectiva interdisciplinar na escola. Verificou-se nos relatos que os entrevistados concebem a interdisciplinaridade como um processo de integração de informações e conhecimentos de áreas específicas, tendo em vista a contextualização do processo ensino-aprendizagem. Não negam a importância do conhecimento específico, sendo sensíveis a possibilidade de interagir com as diferentes informações, conteúdos e conhecimentos que constituem os diferentes componentes curriculares. Apesar de não haver um grupo definido como interdisciplinar na escola, os professores são unânimes em concordar que a troca de experiências nas reuniões pedagógicas ou simplesmente nas conversas informais na sala dos professores favorece satisfatoriamente o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, percebendo-se com isto uma postura interdisciplinar. Concluindo, pode-se dizer que a atitude interdisciplinar é uma conquista da formação docente e do desenvolvimento, principalmente por meio da educação continuada e do exercício da escuta, do diálogo, da compreensão de si e dos outros. |
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Verificou-se nos relatos que os entrevistados concebem a interdisciplinaridade como um processo de integração de informações e conhecimentos de áreas específicas, tendo em vista a contextualização do processo ensino-aprendizagem. Não negam a importância do conhecimento específico, sendo sensíveis a possibilidade de interagir com as diferentes informações, conteúdos e conhecimentos que constituem os diferentes componentes curriculares. Apesar de não haver um grupo definido como interdisciplinar na escola, os professores são unânimes em concordar que a troca de experiências nas reuniões pedagógicas ou simplesmente nas conversas informais na sala dos professores favorece satisfatoriamente o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, percebendo-se com isto uma postura interdisciplinar. Concluindo, pode-se dizer que a atitude interdisciplinar é uma conquista da formação docente e do desenvolvimento, principalmente por meio da educação continuada e do exercício da escuta, do diálogo, da compreensão de si e dos outros.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:19:22Z No. of bitstreams: 1 40351114.pdf: 274322 bytes, checksum: 0085b5142e669c82b8cd9b7f5fa2e6f3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-17T14:19:22Z (GMT). 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