A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690 |
Resumo: | A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais. |
id |
CEUB_2cab06db82d9485c8adb13f068e66f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2690 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Oliveira, Tatianne Lopes deSchneider, Ciomara2012-10-232012-10-30T18:08:24Z2013-05-09T20:57:11Z2012-10-232012-10-30T18:08:24Z2013-05-09T20:57:11Z2009-122009-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20460180.pdf.txt: 95032 bytes, checksum: e518c881ca79fa185289a518a013ea8b (MD5) 20460180.pdf: 315266 bytes, checksum: a7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8b (MD5) Previous issue date: 2009-07Conto de fadaVygotskyPiaget e ensino-aprendizagemA importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20460180.pdf.txtExtracted texttext/plain95032https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/1/20460180.pdf.txte518c881ca79fa185289a518a013ea8bMD51ORIGINAL20460180.pdfapplication/pdf315266https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/2/20460180.pdfa7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8bMD52123456789/26902019-03-25 13:25:10.963oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2690Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-25T13:25:10Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
title |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem Oliveira, Tatianne Lopes de Conto de fada Vygotsky Piaget e ensino-aprendizagem |
title_short |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Oliveira, Tatianne Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Tatianne Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tatianne Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Ciomara |
contributor_str_mv |
Schneider, Ciomara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto de fada Vygotsky Piaget e ensino-aprendizagem |
topic |
Conto de fada Vygotsky Piaget e ensino-aprendizagem |
description |
A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2009-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:24Z 2013-05-09T20:57:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:24Z 2013-05-09T20:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/1/20460180.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/2/20460180.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e518c881ca79fa185289a518a013ea8b a7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863943135232 |