A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tatianne Lopes de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690
Resumo: A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais.
id CEUB_2cab06db82d9485c8adb13f068e66f7e
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2690
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Oliveira, Tatianne Lopes deSchneider, Ciomara2012-10-232012-10-30T18:08:24Z2013-05-09T20:57:11Z2012-10-232012-10-30T18:08:24Z2013-05-09T20:57:11Z2009-122009-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20460180.pdf.txt: 95032 bytes, checksum: e518c881ca79fa185289a518a013ea8b (MD5) 20460180.pdf: 315266 bytes, checksum: a7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8b (MD5) Previous issue date: 2009-07Conto de fadaVygotskyPiaget e ensino-aprendizagemA importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20460180.pdf.txtExtracted texttext/plain95032https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/1/20460180.pdf.txte518c881ca79fa185289a518a013ea8bMD51ORIGINAL20460180.pdfapplication/pdf315266https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/2/20460180.pdfa7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8bMD52123456789/26902019-03-25 13:25:10.963oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2690Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-25T13:25:10Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
title A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
Oliveira, Tatianne Lopes de
Conto de fada
Vygotsky
Piaget e ensino-aprendizagem
title_short A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
title_full A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
title_sort A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem
author Oliveira, Tatianne Lopes de
author_facet Oliveira, Tatianne Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tatianne Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Ciomara
contributor_str_mv Schneider, Ciomara
dc.subject.por.fl_str_mv Conto de fada
Vygotsky
Piaget e ensino-aprendizagem
topic Conto de fada
Vygotsky
Piaget e ensino-aprendizagem
description A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais.
publishDate 2009
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2009-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:24Z
2013-05-09T20:57:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:24Z
2013-05-09T20:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/1/20460180.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2690/2/20460180.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e518c881ca79fa185289a518a013ea8b
a7f7bafd01ae37ee0233e8f2344aec8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863943135232